Nova atualização do Kdenlive traz uma maior estabilidade e novos recursos


O Kdenlive é um dos editores de vídeo mais populares do sistema do pinguim e sua última atualização, que chegou na semana passada, vai agradar ainda mais os fãs. Entre as novidades, está o "three-point" (edição de três pontos), método de edição que promete acelerar a adição, substituição ou exclusão de um trecho da timeline/clipe com um item específico exatamente no local onde você deseja.

Além disso, o Kdenlive 16.08.0 também traz o suporte para a renderização de efeitos na linha do tempo. Este recurso é útil para quem faz vídeos com muitos elementos especiais e transições e que deseja reproduzir tudo isso em tempo real. Algo semelhante ao Final Cut, da Apple, permitindo que você faça uma pré-renderização de partes da timeline para que ele possa ser reproduzido em tempo real.

Vale ressaltar também que o programa consegue fazer pré-renderizações em segundo plano, permitindo que o usuário possa trabalhar livremente em outras partes do seu projeto. O editor também possui 370 correções de bugs que comprometem resolver os problemas relacionados com a estabilidade, além de melhorar outras ferramentas, como o assistente de DVD e mixagem de áudio.


No anúncio oficial, os desenvolvedores também revelaram que estão trabalhando em edições do programa para Windows e OS X, algo que, segundo eles, pode aumentar ainda mais o número de integrantes da comunidade por traz do software, que está ficando melhor e mais profissional a cada versão.

Mais detalhes, você encontra no anúncio oficial, clicando aqui.

Instalando o Kdenlive 16.08.0 no Ubuntu 16.04 LTS

Para instalar o Kdenlive 16.08.0 no seu Ubuntu 16.04 LTS, além de obter as futuras atualizações do programa, será necessário adicionar o PPA oficial do software no seu sistema, só para depois instalá-lo. Vamos fazer isso da forma mais rápida e sem muito arrodeio, indo direto ao ponto? Para isso, abra o seu Terminal (caso esteja no Unity, use o atalho Ctrl+Alt+T) e execute o comando abaixo. É só copiar, colar e pressionar Enter no teclado. Não se esqueça de informar sua senha (a senha root) quando for solicitada no Terminal:

sudo add-apt-repository ppa:kdenlive/kdenlive-stable && sudo apt update && sudo apt install kdenlive -y
Quando o processo acima estiver concluído, basta pesquisar por kdenlive no menu de aplicativos. Caso você queira remover o PPA e a versão mais recente da aplicação, execute no seu Terminal:
sudo apt install ppa-purge && sudo ppa-purge ppa:kdenlive/kdenlive-stable

FONTE: OMG! Ubuntu! | Kdenlive

COMENTÁRIOS