Segundo mantenedor do Linux Kernel, a série 4.9 será o próximo ramo LTS


Um dos mais renomados desenvolvedores do Linux Kernel e mantenedor, Greg Kroah-Hartman, anunciou por meio de seu perfil oficial no Google+ que a próxima versão do kernel que dará início a um novo ramo LTS     com um suporte a longo prazo     será a 4.9, mas não o Linux Kernel 4.8, como se pensava inicialmente.

O ciclo de desenvolvimento de um novo ramo do Linux Kernel não leva mais de um mês e meio ou, no máximo, uns dois meses, isso dependendo se a respectiva série receberá sete ou oito builds Release Candidate (RC), mas versões LTS são acolhidas por desenvolvedores veteranos do kernel de tempos em tempos, quando os mais velhos chegam ao fim da vida (EOL).

Atualmente, os desenvolvedores estão trabalhando duro para trazer novos recursos e melhorias para a próxima série, a 4.8.x, que recebeu a sua primeira build Release Candidate no último domingo, dia 7 de agosto, mas ganhando sua versão estável em algum momento no final do mês de setembro.

Caso o Linux Kernel 4.8 possua apenas um total de sete RCs, provavelmente, ele será anunciado no dia 25 de setembro, então o ciclo de desenvolvimento do Linux Kernel 4.9 deve começar com o seu primeiro RC em 9 de outubro. Mas se o Linux Kernel 4.8 possuir oito RCs, então devemos ver a versão 4.9 LTS RC1 uma semana depois, em 16 de outubro.

Portanto, a versão final do Linux Kernel 4.9 LTS deve chegar no final de novembro de 2016. Até então, muitas distribuições Linux terão novas versões, e entre as mais populares podemos citar o Fedora 25, Ubuntu 16.10 (Yakkety Yak) e openSUSE Leap 42.2. Sendo um ramo com suporte a longo prazo, a versão 4.9 receberá correções de segurança e drivers atualizados durante dois anos, em comparação com as versões normais.


FONTE: SoftpediaGreg Kroah-Hartman/Google+

COMENTÁRIOS