Vulkan Next trará um melhor suporte para VR e multi-GPU


Vulkan, a alternativa multiplataforma ao DirectX 12, foi lançada recentemente, mas isso não impediu que o consórcio responsável pela API, The Khronos Group, começasse a trabalhar no que eles chamam de “Vulkan Next”, o que deve ser uma evolução da tecnologia disponível atualmente. Isso é uma grande notícia para as Steam Machines, Linux, Android e, até mesmo, usuários do Windows.

A boa notícia foi revelada quando o The Khronos Group deu uma palestra recentemente no SIGGRAPH 2016 sobre o atual estado do Vulkan, OpenGL e OpenGL ES. A apresentação confirmou que uma nova versão do Vulkan — apelidada de Vulkan Next — está a caminho e deve trazer várias novidades e melhorias, como um melhor suporte para múltiplas placas de vídeo ou GPUs.

Além disso, a nova versão da API também será mais otimizada para headsets da realidade virtual, como é o caso do Oculus Rift e HTC Vive, com a renderização multi-view mais eficiente e acesso direto à tela.

A apresentação inclui apenas um único slide com informações sobre Vulkan Next.

Entre outros novos recursos que estarão presentes, podemos citar compartilhamento cross-API e cross-process, instruções de subgrupos, dependências generalizadas renderpass / subpass e um modelo de memória mais rigorosa.

A especificação do núcleo ainda está sendo trabalhada e alguns desses recursos podem ser disponibilizados como "extensões" opcionais que preenchem as lacunas na API Vulkan. Infelizmente, ainda não foi revelada nem um data de lançamento, mas o consórcio garante que os desenvolvedores estão trabalhando de forma constante e que o lançamento pode ocorrer em um futuro não muito distante.


FONTE: PCWorld | Phoronix

COMENTÁRIOS