KDE Plasma 5.8 LTS Beta chega com aparência unificada e suporte para GTK+ no Wayland


Hoje, 15 de setembro, o ex-mantenedor do Kubuntu, Jonathan Riddell, teve o prazer de anunciar o lançamento da versão beta do ambiente gráfico KDE Plasma 5.8 LTS que, além de possuir suporte pelos próximos dois anos, é a primeira versão LTS      Long Term Support, com um suporte a longo prazo      do Plasma e vai oferecer uma ampla lista de novas funcionalidades e melhorias.

"Hoje KDE libera um beta de sua primeira edição Long Term Support do seu principal software de desktop, o Plasma. Isto marca o ponto onde os desenvolvedores e designers estão felizes em recomendar o Plasma para o público mais amplo possível, sejam eles empresas ou usuários domésticos. Se você experimentou um desktop KDE anteriormente e se o abandonou, agora é a hora de reavaliar, Plasma é simples por padrão, poderoso quando necessário", diz Jonathan Riddell.

KDE Plasma 5.8 LTS Beta (clique na imagem para ampliar)

Como mencionado antes, haverá inúmeros novos recursos na nova versão do ambiente gráfico como, por exemplo, uma funcionalidade de pesquisa universal para encontrar suas coisas, uma aparência unificada para executar aplicativos escritos em Qt4, Qt5, GTK2, ou GTK3, suporte para receber notificações a partir do seu smartphone, bem como para Right-to-Left (RTL), applets melhorados, atalhos globais simplificados e melhorias para o Wayland.

O KDE Plasma 5.8 LTS será lançado oficialmente no dia 04 de outubro de 2016, mas se você não pode esperar até lá, agora é hora de começar a experimentar a versão Beta, que está atualmente disponível em ambos os sistemas operacionais KDE Neon e KaOS.

Haverá um total de nove versões de manutenção, até abril de 2018, quando se atinge o fim da vida e a próxima versão principal deverá tomar o seu lugar, provavelmente o KDE Plasma 5.9.

Mais detalhes sobre o KDE Plasma 5.8 LTS Beta você confere no anúncio oficial, clicando aqui.


FONTE: Softpedia | KDE

COMENTÁRIOS