Confira as principais novidades do Linux Kernel 4.9, que recentemente ganhou sua build RC1


Com a chegada da primeira build RC (Release Candidate) do Linux Kernel 4.9 no último final de semana, também vieram à tona suas principais novidades que são, no mínimo, interessantes. Um bom exemplo disso, é o suporte experimental para GPUs AMD GCN 1.0 (placas da série Radeon HD 7000 (Southern Islands)) no driver AMDGPU, a adição do subsistema Greybus, o suporte para diversos hardwares ARM e muito mais.

Além disso, o driver AMDGPU agora possui suporte a exibição virtual e uma melhor redefinição de GPU, entre outros novos recursos. Como já foi mencionado no parágrafo acima, GPUs Southern Islands (GCN 1.0) agora são suportadas. No entanto, semelhante ao que acontece com placas GCN 1.1, é necessário que o suporte para GPUs GCN 1.0 seja ativado manualmente durante a compilação do kernel, onde ao mesmo tempo o driver Radeon DRM deve estar na blacklist (ou simplesmente desabilitado).

Existem também várias correções e melhorias para o driver Intel DRM e uma redução de sobrecarga de memória para o driver Raspberry Pi VC4 durante renderizações 3D. Contudo, infelizmente, o driver open source que lida com GPUs da NVIDIA, Nouveau, não recebeu mudanças significativas.

Como era de se esperar, os diversos sistemas de arquivos também não passaram despercebidos e contam com várias correções e melhorias. Entre eles, podemos citar Btrfs, XFS, F2FS e OverlayFS. Além disso, há um melhor suporte para Non-Volatile Dual In-line Memory Module (NVDIMM).

Por último, mas não menos importante, há suporte para mais 29 dispositivos com processador ARM, incluindo Raspberry Pi Zero e LG Nexus 5, suporte para Intel Integrated Sensor Hub (ISH) e, graças a Canonical, foi adicionado o driver EFI Test, que é usado pelo Firmware Test Suite (FTWS) para testar o firmware de PCs Intel ou AMD, identificando os erros de BIOS e ACPI, bem como ajudando com soluções alternativas ou corrigindo bugs do firmware.

Claro, há muitas outras novidades implementadas no Linux Kernel 4.9. O anúncio oficial da primeira build Release Candidate pode ser conferida clicando aqui.


FONTE: Phoronix

COMENTÁRIOS