Dev revela algumas das novidades planejadas para o KDE Plasma 5 nos próximos dois anos


Um dos principais desenvolvedores veteranos do KDE, Sebastian Kügler, publicou nesta terça-feira (18) um post em seu blog pessoal onde ele revela algumas das principais novidades que estão sendo planejadas para o KDE Plasma 5 nos próximos dois anos. De acordo com Sebastian, as informações são fruto de uma reunião realizada pela equipe do projeto na última segunda-feira (17).

Durante a reunião, também foram discutidas novas formas de, no futuro, melhorar a qualidade do popular ambiente gráfico, bem como para torná-lo ainda mais rápido, estável e confiável do que as atuais versões. O objetivo dos desenvolvedores agora é trazer o KDE Plasma a um nível de qualidade bem superior ao oferecido pela concorrência.

"Nossa orientação geral aponta para casos de uso profissional. Queremos que o Plasma seja uma ferramenta sólida, robusta e confiável, que fica fora do caminho, permitindo iniciar tarefas de forma rápida e elegante. Nós queremos que seja mais rápido e de melhor qualidade do que a concorrência", afirma Sebastian Kügler.

Quanto aos novos recursos, que devem ser implementados num período de dois anos, os desenvolvedores do KDE Plasma planejam melhorar ainda mais os ícones Breeze, criar um tema para o Mozilla Firefox, implementar um menu global, semelhante ao oferecido pelo macOS, melhorar o suporte para locais personalizados e adicionar vários novos recursos para o Wayland.


Além disso, o Plasma Mobile ainda está em constante desenvolvimento e deve continuar amadurecendo ao longo dos próximos dois anos. Quem também está seguindo este mesmo caminho é o Kirigami, framework que permite criar aplicações convergentes que funcionam em ambos mobile e desktop e que passará a usar o novo e mais leve QtQuick Controls 2.

Em 2017, haverá quatro novos lançamentos principais do ambiente gráfico: 5.9 em 31 de janeiro, 5.10 em maio, 5.11 em setembro e, finalmente, 5.12 em dezembro. Já, em 2018, a versão 5.13 deve chegar no mês de abril e a 5.14 LTS somente em agosto.


FONTE: Softpediasebas' blog

COMENTÁRIOS