Fedora 25 com o GNOME 3.22 deve oferecer melhor suporte para notebooks com dual-GPU


Um dos desenvolvedores do projeto GNOME, Bastien Nocera, revelou recentemente em seu blog pessoal as recentes melhorias trazidas pelo GNOME 3.22 para o próximo Fedora 25 quando o assunto é dual-GPU, ou seja, notebooks com configurações híbridas onde há soluções dedicadas da NVIDIA (Optimus) ou AMD (Hybrid Graphics), juntamente com os gráficos integrados da Intel.

Com lançamento marcado para novembro      isto é, caso não haja nem um adiamento     , o Fedora 25 está atualmente em desenvolvimento pesado, mas se você estiver usando o Beta com o ambiente gráfico GNOME 3.22 e, claro, possui um notebook com NVIDIA Optimus, por exemplo, já pode ter notado alguma melhoria no suporte ao dual-GPU, quando comparado com outras distribuições Linux.

Para conferir se a sua configuração híbrida AMD ou NVIDIA está funcionando corretamente, você deve abrir o painel de configurações do GNOME e ir até a opção "Detalhes", onde é possível encontrar uma lista com as placas de vídeo presentes em seu dispositivo, ou, em alguns casos, os drivers gráficos usados.

Outro novo recurso interessante implementado no GNOME 3.22 e disponível no Fedora 25 é a capacidade de executar uma determinada aplicação ou jogo com a placa gráfica dedicada da AMD ou NVIDIA usando o menu do botão direito do mouse, tornando sua vida muito mais fácil.

"Por trás dessas 2 características, temos um serviço D-Bus simples, que é executado automaticamente na inicialização do sistema, permanecendo em execução para oferecer uma única propriedade (HasDualGpu) que os componentes do sistema podem usar para detectar e exibir na interface gráfica. Isto requer que o driver "switcheroo" rode na máquina em questão", afirmou Bastien Nocera.

Agora, os desenvolvedores do GNOME e Fedora estão planejando melhorar ainda mais essa integração com coisas como suporte dual-GPU para Wayland e para o driver proprietário da NVIDIA, entre outras novidades que só chegarão com o GNOME 3.24, no final deste ano, mas que vai ser portado para o Fedora 25.


FONTE: Softpediahadess

COMENTÁRIOS