Ferramenta permite instalar o Ubuntu Touch em smartphones por meio do Terminal


Se você é daqueles que não tem receio de usar o Terminal, possui um LG Nexus 5 sobrando e quer muito conferir de perto o Ubuntu Touch em seu dispositivo, temos uma boa notícia para você. O desenvolvedor Marius Quabeck, do UbuntuFun.de, está trabalhando em uma ferramenta que promete facilitar e muito a vida de quem quer instalar o sistema operacional móvel da Canonical em seu aparelho.

Chamada de "magic-device-tool", a ferramenta ganhou sua primeira versão estável, a 1.0, recentemente e está disponível no GitHub para quem quiser experimentar. Além do Ubuntu Touch, também é possível instalar nos dispositivos móveis suportados os sistemas operacionais Cyanogenmod (com ou sem Gapps (apps do Google)) e o Phoenix OS.

Em outras palavras, você vai poder substituir o sistema operacional móvel existente no seu dispositivo com qualquer um dos mencionados acima, bem como com a imagem de fábrica do Android. No entanto, é importante ressaltar que o recurso de dual boot não está disponível, ou seja, você não vai poder instalar mais de um SO no seu smartphone. Confira o vídeo de demonstração abaixo:



Além do já mencionado no início do artigo, estre os dispositivos suportados pela ferramenta, estão o BQ Aquaris E4.5, BQ Aquaris E5 HD, BQ Aquaris M10 HD, BQ Aquaris M10 FHD, Meizu MX 4, Meizu Pro 5, LG Nexus 4, Asus Nexus 7, Samsung Nexus 10, OnePlus One e Fairphone 2.

Com a ferramenta, também é possível criar cópias de segurança, fazer a restauração do aparelho, bloquear ou desbloquear o bootloader, bem como fazer um flash TWRP Recovery. Assim como a sua utilização, a instalação do magic-device-tool também é realizada via Terminal, executando os comandos abaixo no seu Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) ou Ubuntu 16.10 (Yakkety Yak):

git clone https://github.com/MariusQuabeck/magic-device-tool.git
cd magic-device-tool
chmod +x launcher.sh
./launcher.sh

Apesar do magic-device-tool aparentar ser de fácil utilização, supondo que você já está interessado em sair utilizando a ferramenta, é preciso ressaltar que você deve saber o que realmente está fazendo, caso contrário, pare por aqui. Para mais detalhes, não deixe de conferir a página oficial do projeto no GitHub.


FONTE: Softpedia | GitHub

COMENTÁRIOS