Já se passaram 12 anos desde o lançamento do Ubuntu 4.10 (Warty Warthog)


Foi na última quinta-feira (20) que o Ubuntu completou seu 12º aniversário. Em outras palavras, já se passaram 12 anos desde o lançamento da primeira versão estável do sistema operacional da Canonical, o Ubuntu 4.10 (Warty Warthog), que foi originalmente anunciado pelo fundador da companhia, Mark Shuttleworth, no dia 20 de outubro de 2004.

O Ubuntu já possui 25 lançamentos e atualmente é considerado o sistema operacional baseado no kernel Linux mais usado do mundo em desktops, servidores e na nuvem. O lançamento mais recente, o Ubuntu 16.10 (Yakkety Yak), anunciado em 13 de outubro, oferece diversos softwares atualizados e já conta com uma sessão experimental do ambiente gráfico Unity 8, que ainda está engatinhando no desktop.

Voltando à 12 anos atrás, ao tentar descrever a proposta oferecida pelo seu sistema operacional na época, Mark Shuttleworth afirmou que o Ubuntu "é uma nova distribuição Linux que reúne a extraordinária amplitude do Debian com uma instalação fácil e rápida, lançamentos regulares (a cada seis meses), uma coleção pequena de excelentes pacotes instalados por padrão e um compromisso de atualizações de segurança de 18 meses [método que já foi descontinuado desde 2013] e suporte técnico para cada lançamento".

Ubuntu 4.10 (Warty Warthog)

O Ubuntu 4.10 (Warty Warthog) oferecia uma instalação simples, rápida e direta a partir de um único CD. Além disso, o sistema oferecia o ambiente gráfico GNOME 2.8, o navegador web Firefox 0.9, o gerenciador de informações pessoais Evolution 2.0 e a suíte de escritório OpenOffice 1.1.2.

Desde então, o Ubuntu tem crescido muito, apesar de nunca ter conseguido agradar todo mundo. Atualmente, o sistema operacional está disponível para smartphones, tablets e Internet das Coisas (IoT), por exemplo, e tem oferecido inovação aos seus adeptos. Convidamos você a compartilhar sua experiência com o Ubuntu (boas ou más) na seção de comentários abaixo.


FONTE: Softpedia | OMG! Ubuntu!

COMENTÁRIOS