KDE Plasma 5.8 LTS ganha sua primeira atualização com várias melhorias para Wayland

KDE Plasma 5

Hoje, 11 de outubro, o projeto KDE teve o grande prazer de anunciar a primeira atualização de manutenção para o recém-lançado ambiente gráfico KDE Plasma 5.8 LTS, a primeira versão da série 5.x com suporte a longo prazo, ou seja, até abril de 2018. O novo update conta com correções para vários dos problemas que foram relatados pelos usuários ou descobertos pelos próprios desenvolvedores, deixando tudo ainda mais estável.

"KDE lança hoje uma atualização de correções para o KDE Plasma 5, com versão 5.8.1. Plasma 5.8 foi lançado em outubro com muitos recursos melhorados e novos módulos para completar a experiência desktop. Esta versão adiciona o equivalente a uma semana de novas traduções e correções de colaboradores do KDE", diz o anúncio oficial.

KDE Plasma 5.8.1 LTS

Entre as principais mudanças do KDE Plasma 5.8.1 LTS, podemos citar dezenas de correções para o servidor de exibição Wayland, incluindo a funcionalidade de redimensionamento apenas das bordas, que agora deve funcionar como esperado, o suporte para a extensão EGL_KHR_platform_x11 e há correção para uma falha que ocorria ao tentar mover o painel entre duas janelas.

Além disso, diversos componentes do núcleo do ambiente gráfico receberam melhorias, como é o caso do Plasma Workspace, Plasma Desktop, KWin, Plasma Addons, Plasma Discover, Plasma SDK, KDE GTK Config, bem como os temas de ícones Breeze e Oxygen. Para mais detalhes, confira as notas de lançamento, clicando aqui.

A próxima atualização de manutenção, o KDE Plasma 5.8.2 LTS, está programada para ser lançada em 18 de outubro, trazendo mais correções de bugs e melhorias. Até então, caso a sua distribuição Linux já ofereça por padrão a versão 5.8 do ambiente gráfico, o novo update pode estar disponível para você muito em breve através dos repositórios oficiais.


FONTE: Softpedia | KDE

COMENTÁRIOS