Lançado o Linux Kernel 4.8, conheça as principais novidades


Assim como o esperado, foi finalmente anunciada no último domingo (02) por Linus Torvalds a versão final do Linux Kernel 4.8, que chega trazendo mais melhorias e correções para os componentes já presentes desde as versões anteriores do kernel, bem como novos recursos e funcionalidades, como é o caso do suporte para a tecnologia Intel Graphics Virtualization Technology (GVT-g) no driver DRM Intel.

Os donos de placas da AMD também não ficam de fora. Entre as principais novidades para esses usuários, está o AMDGPU OverDrive Support, recurso que, como o seu próprio nome sugere, permite que você faça overclock em sua GPU suportada pelo driver open source AMDGPU. Contudo, vale ressaltar que, ao menos por enquanto, a novidade só pode ser acessada pela linha de comando via sysfs e não funcionará com placas que fazem uso do driver Radeon.

Além disso, também há várias melhorias para PowerPlay no driver AMDGPU, bem como aperfeiçoamentos para placas Carrizo e Stoney.

Outra novidade que também pode agradar aos usuários, mas, desta vez, do lado verde da força, é o suporte inicial para placas da NVIDIA com arquitetura Pascal no driver open source Nouveau. No entanto, até que a empresa libere o firmware necessário, o driver não conseguirá lidar com GPUs GeForce GTX 1060/1070/1080, mas apenas com o cartão GP100.

Do lado dos sistemas de arquivos, há melhorias para Btrfs, XFS, EXT4, F2FS e OrangeFS. E, como não poderia se diferente, exitem também novo recursos relacionados com segurança, como é o caso da adição do ASLR para secções de memória do kernel, também conhecidos como CONFIG_RANDOMIZE_MEMORY, melhorias para o Intel MPX e muito mais.

Agora que o Linux Kernel 4.8 foi oficialmente lançado, a janela de mesclagem para a versão 4.9 já foi aberta e terá duração de duas semanas. Ao fim deste período, será iniciado o desenvolvimento do Linux Kernel 4.9.


FONTE: Phoronix[1]  [2]


COMENTÁRIOS