Lançado o Mesa 13.0 RC 2, versão final pode chegar em 28 de outubro


Já está disponível a segunda build RC (Release Candidate) da biblioteca de gráficos 3D Mesa 13.0, que pode ser oficialmente lançada no final deste mês, em 28 de outubro, ou apenas no início de novembro. Esta nova versão traz mais melhorias e correções para o ciclo de desenvolvimento que teve início com o primeiro RC 1 lançado em 19 de outubro.

Entre as principais mudanças implementadas no Mesa 13.0 RC 2, podemos citar diversas correções para o RADV (driver Vulkan para GPUs AMD), ANV (driver Vulkan da Intel), Gallium3D, RadeonSI e, finalmente, para o driver Nouveau (NV50/NVC0) (para GPUs NVIDIA). Além disso, foi adicionado mais códigos para o servidor de exibição de próxima geração Wayland e muito mais.

Até o seu lançamento final, diversas melhorias e correções ainda devem ser adicionadas no Mesa 13.0. No entanto, já sabemos que a nova versão da biblioteca de gráficos 3D deve contar com muitas de novidades, como o driver RADV, o suporte ao OpenGL 4.5 para processadores Intel com arquitetura Broadwell, um "suporte não oficial" ao OpenGL 4.4/4.5 nos drivers RadeonSI e Nouveau (NVC0) e muito mais.

Contudo, ainda existem alguns recursos que você não vai encontrar na nova versão do Mesa. Para mais detalhes técnicos sobre o Mesa 13.0 RC 2, confira o anúncio oficial clicando aqui.


FONTE: Phoronix | Freedektop.org

COMENTÁRIOS