Lançado o Ubuntu 16.10 Yakkety Yak, confira o que há de novo na distro mais popular do mundo


Após seis meses em desenvolvimento, o Ubuntu 16.10 Yakkety Yak foi finalmente lançado nesta quinta-feira (13) para desktops, servidores e cloud. Se você gosta de ter em mãos sempre a última versão do sistema operacional da Canonical, e está louco para começar a baixar, o link para download está disponível no final do artigo. Mas se você quer saber antes o que há de novo, você está no lugar certo.

Antes de mais nada, é importante ressaltar que o Ubuntu 16.10 não é uma grande atualização sobre o Ubuntu 16.04 LTS, porém, já que conta com softwares atualizados sob o capô, é recomendado principalmente para quem faz uso dos gráficos integrados da Intel ou de alguma GPU da AMD para curtir aquela jogatina, onde, neste caso, o usuário conta com os drivers de vídeo open source juntamente com Mesa. Contudo, se você espera algo inovador, ficará desapontado.

Ubuntu 16.10 Yakkety Yak no VirtualBox.
Ubuntu 16.10 Yakkety Yak no VirtualBox.

 
O sistema operacional também traz pequenas correções para o ambiente gráfico Unity 7 e para o gerenciador de janelas Compiz, o que deve fazer com que tudo funcione um pouco mais rápido e suave. Além disso, também há um melhor desempenho em máquinas virtuais graças ao novo modo Unity Low Graphics, bem como uma nova versão do gerenciador de arquivos Nautilus, a 3.20, que dá aos usuários acesso a novos recurso e melhorias para HiDPI.

Sessão preview do Unity 8

Se você é um daqueles que está, no mínimo, curioso com o que a Canonical vem aprontando para o futuro do Ubuntu no PC, saiba que nesta nova versão do sistema operacional está presente também uma sessão preview do próximo Unity 8. Mas não fique muito animado. A novidade só é adequada para tarefas básicas, como navegação na web, por exemplo.



Aplicativos atualizados

Como de costume, todos os aplicativos padrões do Ubuntu foram atualizados, e isso também inclui as aplicações do GNOME 3.20. Entre eles, podemos citar o navegador Firefox, o cliente de email Thunderbird, a suíte de escritório LibreOffice, o reprodutor de músicas Rhythmbox e o visualizador de imagens Eye.

Além disso, a nova 'central de aplicativos do Ubuntu', ou seja, o Ubuntu Software (GNOME Software), que fez sua primeira aparição no Ubuntu 16.04, em abril, também possui melhorias. Um bom exemplo disso, é que agora a loja consegue lidar melhor com aplicações Snap, exibe as fontes dos downloads e softwares CLI (que são usados pelo Terminal) e muito mais. O Ubuntu Software também está significativamente mais rápido.

Linux Kernel 4.8

Quem está presente sob o capô no Ubuntu 16.10 é o Linux Kernel 4.8, que conta com inúmeras melhorias para a estabilidade do sistema, desempenho, eficiência no consumo de energia e para a manipulação de sistemas de arquivos, entre outras novidades, incluindo:
  • Suporte para overclocking em GPUs da AMD;
  • Suporte inicial para placas NVIDIA Pascal no driver de vídeo Nouveau;
  • Suporte para Raspberry Pi 3 SoC;
  • Suporte para ACPI Low-Power Idle;
  • Suporte para touchscreen no Microsoft Surface 3;
  • Vasta gama de drivers para dispositivos de áudio, USB e webcam;
  • Suporte para hardwares mais recentes e muito mais.

Download do Ubuntu 16.10

O Ubuntu 16.10 (Yakkety Yak) será suportado oficialmente pela Canonical por 9 meses, isto é, até julho de 2017, que é quando a distro atinge o fim de vida (EOL) e não receberá mais atualizações de software e de segurança. Clicando aqui, você encontrará links para baixar a imagem ISO do sistema operacional, que está disponível para ambas as arquiteturas 32 e 64 bits. Se preferir, você também pode fazer download via torrent.

Lembre-se, você também pode atualizar o Ubuntu 16.04 para o Ubuntu 16.10 usando o aplicativo Update Manager.


FONTE: OMG! Ubuntu! | Ubuntu Insights

COMENTÁRIOS