Mesa 13.0 RC 1 chega com suporte completo ao OpenGL 4.5 para processadores Intel Broadwell


Foi lançado nesta quarta-feira (19) o primeiro RC (Release Candidate) do Mesa 13.0, que nada mais é que a primeira versão da biblioteca de gráficos 3D que oferece suporte oficial e completo ao OpenGL 4.4 e 4.5 aos usuários com hardware Broadwell e mais recente. Ou seja, se você faz uso dos gráficos integrados da Intel e possui um processador com a microarquitetura da empresa, poderá se beneficiar com as últimas tecnologias da API OpenGL.

Além disso, a nova versão da biblioteca de gráficos 3D, responsável pela implantação do OpenGL no sistema do pinguim, também oferece suporte para as extensões das versões 4.4 e 4.5 da API para os usuários que possuem uma placa da AMD ou NVIDIA e, claro, fazem uso dos drivers open source RadeonSI e Nouveau (NVC0 (GeForce 400 e 500 - Fermi)).

Outra novidade, mas desta vez, especialmente para quem é do lado vermelho da força, é a implementação do driver Vulkan desenvolvido pela comunidade RADV, que chega como uma alternativa open source para a solução oferecida pela AMD, o AMDGPU-PRO. Já falamos sobre o RADV em um outro artigo bem completo, que você pode conferir clicando aqui, onde também é possível encontrar alguns testes de benchmark.

Existe uma infinidade de outras melhorias, alguns trabalhos realizados em torno dos drivers menores Gallium3D, como o VC4 e Freedreno, e muito mais. Mesa 13.0 deve ser lançado oficialmente apenas em novembro. Mas, até lá, você pode testar sempre a última versão de desenvolvimento do Mesa com os drivers Oibaf, no caso do Ubuntu e distros derivadas.


FONTE: Phoronix | Freedesktop.org

COMENTÁRIOS