Driver open source Nouveau agora possui suporte inicial para a TITAN X com arquitetura Pascal


O driver open source Nouveau acaba de ganhar mais um novo recurso para que, em um futuro não muito distante, possa lidar melhor com as novas placas de vídeo da NVIDIA com arquitetura Pascal. Estamos falando do suporte para a GPU GP102, presente na nova GeForce GTX TITAN X. A novidade foi possível graças ao desenvolvedor, Ben Skeggs, da Red Hat.

"Suporte inicial para GP102. A partir de uma inspeção visual de indícios, o que implementamos atualmente parece ser idêntico ao GP104. Parece trabalhar bem o suficiente também", diz Ben Skeggs, no repositório de desenvolvimento do driver Nouveau no GitHub.

Contudo, antes que você fique muito animado, a NVIDIA ainda tem que liberar as imagens de firmware assinadas para permitir a aceleração de hardware nas placas com arquitetura Pascal quando se faz uso do driver open source. Com essa decisão da empresa, ou seja, de não ajudar a comunidade, até os usuários de GPUs Maxwell também se sentem limitados quando fazem uso do Nouveau, já que o desempenho é terrível quando comparado com o driver proprietário.

Bom, se levarmos em consideração o atual comportamento da NVIDIA para com a comunidade Linux, podemos afirma que já é um grande passo da equipe por traz do Nouveau. Se você está curioso e quer testar a novidade, saiba que o suporte para a GPU GP102 só estará disponível a partir do Linux Kernel 4.10.

Além disso, entre outras novidades que estarão disponíveis no Nouveau com a chegada do Linux Kernel 4.10, está um melhor suporte para placas com arquitetura Kepler.


FONTE: Softpedia | Nouveau/GitHub

COMENTÁRIOS