Drivers open source AMDGPU e Radeon ganham novidades que melhoram o desempenho


Com a chegada do novo X.Org Server 1.19, que trouxe algumas exigência especiais, o AMDGPU (xf86-video-amdgpu) e Radeon (xf86-video-ati), drivers open source que lidam com placas da AMD, isto é, dependendo do modelo, ganharam novidades no mínimo interessantes, como é o caso do suporte para a opção "TearFree", o que impede o famoso "tearing" no seu monitor.

Além disso, há melhorias para o RandR 1.4, o DRI3, que se mostra mais eficiente que a tecnologia DRI2 em diversas situações, agora é ativado por padrão, bem como o suporte para o recurso DRI3/Present, que aumenta o desempenho de aplicativos em tela cheia em configurações onde a função sync-to-vblank está desativada.

Por último, mas não menos importante, existe um aumento significativo no desempenho de composição 2D e agora o AMDGPU pode lidar com a família de GPUs Southern Islands, da AMD, mas será necessário antes ativar o suporte experimental no Linux Kernel a partir da versão 4.9 e superior.

Vale ressaltar também que todas as novidades presentes aqui depende da última versão do X.Org Server, a 1.19, lançada recentemente (e versões mais recentes).

Para mais detalhes técnicos, não deixe de conferir as notas de lançamento de ambos os drivers DDX AMDGPU e Radeon.


FONTE: Softpedia | Phoronix

COMENTÁRIOS