Fedora 25 agora está no estágio ''Final Freeze'', versão final pode chegar em 15 de novembro


Foi na última terça-feira (01) que o Fedora 25 finalmente entrou no estágio "Final Freeze", o que significa que nem um novo recurso ou software será adicionado ao sistema operacional, tendo o seu estado atual preservado até a versão final. Além disso, testes serão realizados em todas as arquiteturas de hardware suportadas, sendo adicionadas apenas correções de bugs críticos e novas versões de pacotes.

O sistema operacional esteve em desenvolvimento nos últimos quatro meses, durante o qual recebeu uma build Alpha e outra Beta. A distro teve apenas um único atraso devido a alguns bugs críticos que estavam presentes na build Alpha e, caso não ocorra mais nem um outro atraso, o lançamento oficial pode ocorrer em 15 de novembro de 2016.

Entre as novidades presente na versão final, estão alguns novos recursos interessantes, como uma melhor integração dual-GPU no ambiente gráfico GNOME 3.22, que é o padrão na edição Workstation, suporte para o Raspberry Pi 2 e Raspberry Pi 3, o Linux Kernel 4.8, KDE Plasma 5.8 LTS e muito mais.

No entanto, infelizmente, a biblioteca de gráficos 3D Mesa 13.0, lançada recentemente, e o suporte para a API Vulkan não estarão disponíveis por padrão no Fedora 25. O sistema operacional faz uso do Mesa 12, que apenas conta com o driver Vulkan ANV para os gráficos integrados da Intel, mas é desativado.

Contudo, Mesa 13.0 pode chegar no Fedora 25 através de uma atualização futura ou, caso isso não aconteça, é bem provável que a biblioteca esteja disponível por meio dos repositórios da comunidade para quem deseja obter a última versão de desenvolvimento do Mesa no Fedora.


FONTE: Softpedia | Phoronix

COMENTÁRIOS