Lançado o Mesa 13.0.1 com 30% a mais de performance no driver Vulkan da Intel


Já está disponível a primeira atualização de manutenção da série 13.0.x da biblioteca de gráficos 3D Mesa. Entre as principais novidades, está um grande número de melhorias para o driver Vulkan da Intel, que ganhou um aumento de até 30% no desempenho, quando para o RADV, responsável por lidar com GPUs da AMD quando o assunto é a API de baixo nível que promete melhor otimização dos games no PC.

Além disso, Mesa 13.0.1 também permite que os usuários possam instalar ou fazer uso do RADV fora do diretório "/usr/lib/" em um sistema operacional baseado no kernel Linux, o que é possível graças a implementação de arquivos JSON distintamente nomeados que contêm o caminho completo do driver Vulkan.

Outra novidade implementada na biblioteca de gráficos 3D que beneficia os drivers Vulkan é o suporte para a extensão da plataforma Xlib, que finalmente permite que os usuários utilizem também o RADV juntamente com o emulador de GameCube e Wii Dolphin. Além disso, a manipulação do XCB e Xlib foi melhorada, permitindo que os drivers exibam corretamente as extensões suportadas.

Por último, mas não menos importante, também há melhorias para a tecnologia GLVND, da NVIDIA, bem como para libEGL, libGL e para implementações OpenCL de terceiros. Para mais detalhes técnicos sobre o Mesa 13.0.1, não deixe de conferir o anúncio oficial, clicando aqui.


FONTE: Softpedia | Freedesktop.org

COMENTÁRIOS