Lançado o Mesa 13.0 com suporte para o OpenGL 4.5, Vulkan e muito mais


Já está oficialmente disponível a biblioteca de gráficos 3D Mesa 13.0, que chega trazendo vários recursos e melhorias principalmente para quem faz uso dos drivers de vídeo open source, como é o caso dos donos de placas da AMD e aqueles usuários que fazem uso dos gráficos integrados da Intel. Entre os principais destaques, está o suporte ao OpenGL 4.4/4.5 e o driver Radeon Vulkan "RADV", criado em resposta à AMD e seu driver proprietário AMDGPU-PRO.

Contudo, a pesar do suporte para as últimas versões do OpenGL estar disponível para os drivers RadeonSI (AMD GCN) e Nouveau NVC0 (Fermi e mais recente), esses drivers podem exibir versões mais antigas da API. Isso acontece por causa da validação ainda pendente Khronos CTS, mas isso poderá ser corrigido muito em breve através de uma futura atualização de manutenção, como a 13.0.1.

Outra boa notícia, especialmente para os usuários da Intel, é que o driver Vulkan para os gráficos integrados da empresa, chamado de "ANV", está com uma melhor performance, se comparado com sua estréia no Mesa 12.0. Isso porque foram implementadas otimizações de desempenho, correções e outras melhorias de recursos no driver que é suportado em processadores Broadwell e mais recente.

Por último, mas não menos importante, a nova versão da biblioteca de gráficos 3D possui suporte para decodificação H.264 a Video Acceleration API (VAAPI), bem como H.265 para o OpenMAX (Open Media Acceleration).

Claro, há muito outros recursos e funcionalidades disponíveis no Mesa 13.0. Para mais detalhes, não deixe de conferir o anúncio oficial, clicando aqui.


FONTE: >Phoronix | Freedesktop.org

COMENTÁRIOS