Lançado o openSUSE Leap 42.2 com GNOME 3.20, Plasma 5.8 LTS e muito mais


Já está disponível o openSUSE Leap 42.2, que chega para oferecer aos usuários apenas as bem estabelecidas e estáveis tecnologias do universo GNU/Linux. O sistema operacional foi desenvolvido utilizando os principais componentes disponíveis no SUSE Enterprise Linux (SLE) 12 Service Pack 2 e conta com recursos e componentes atualizados, alguns dos quais os adeptos do Tumbleweed já estão desfrutando.

Sob o capô, os usuários vão encontrar o Linux Kernel 4.4 LTS ━ série do kernel com suporte a longo prazo ━, proporcionando aos usuários uma plataforma mais segura, confiável e estável, podendo ser facilmente implantada em uma ampla gama de ambientes de produção, incluindo mas não limitado a infraestruturas de cloud, máquinas virtuais e organizações. Por ser baseado no SLE 12 SP 2, não parece muito arriscado afirmar que o openSUSE Leap é a distribuição Linux perfeita para pequenas e médias empresas.

"O openSUSE Leap 42.2 representa o esforço combinado de milhares de desenvolvedores que participam de nossas distribuições e projetos enviados com ele. Os contribuidores, dentro e fora do projeto openSUSE, devem se orgulhar desta versão, e merecem um grande "obrigado" por todo o trabalho duro e cuidado que têm ido para ele. Acreditamos que o Leap é a distribuição Linux ideal para desenvolvedores, administradores de sistemas e usuários. Esperamos que você se divirta muito usando", diz o anúncio oficial.

openSUSE Leap 42.2

Entre outras novidades, podemos citar a adição da funcionalidade Network Functions Virtualization (NFV), a combinação do Data Plane Development Kit com o Open vSwitch para um processamento mais rápido de pacotes, inúmeras melhorias para a ferramenta de configurações YaST, a implementação do Prelude Security Information & Event Management (SIEM), novo conceito de contingência baseado no sistema de arquivos Btrfs para o utilitário Snapper, bem como o suporte para NVDIMM (Non-Volatile Dual In-line Memory Module) e OmniPATH.

Além disso, os usuários vão encontrar os ambientes gráficos GNOME 3.20, KDE Plasma 5.8 LTS e LXQt 0.11.0. No entanto, você também poderá experimentar o Xfce, MATE, Cinnamon ou Enlightenment. Entre outros componentes presentes na nova versão do sistema operacional, está o Qt 5.6, GTK+ 3.20, Python 2.7, Ruby 2.1, Perl 5.18, GCC 6.1.1, 5.3.1 e 4.8.5, LLVM/Clang 3.8.0, CMake 3.5, OpenSSL 1.0.2h, OpenSSH 7.2p2, libvirt 2.0 e Glibc 2.22.

Por último, mas não menos importante, entre os aplicativos disponíveis, podemos citar as soluções de virtualização QEMU 2.6.1 e VirtualBox 5.0.24, o software de compartilhamento de arquivos Samba 4.4.2, a engine de banco de dados MySQL 5.1.35, a suíte de escritório LibreOffice 5.2 e a coleção de bibliotecas add-on para o Qt 5 KDE Frameworks 5.26.0.

O openSUSE Leap 42.2, que agora suporta containers LXC e Docker baseados em Linux, bem como oferece um suporte maduro para as plataformas ARMv7 e AArch64 (ARM64), já pode ser baixado através do seu site oficial, clicando aqui.

Para mais detalhes técnicos, não deixe de conferir as notas de lançamento oficiais, através deste link.


FONTE: Softpedia | openSUSE News

COMENTÁRIOS