OpenSUSE Tumbleweed agora possui o Mesa 13, Linux Kernel 4.8.6 e KDE Plasma 5.8.3


Se você é daqueles que optaram pela distro rolling release openSUSE Tumbleweed para obter sempre as últimas versões de softwares, saiba que já estão disponíveis nos repositórios oficiais o ambiente gráfico KDE Plasma 5.8.3, bem como o Linux Kernel 4.8.6 e o recém-lançado Mesa 13, que juntos proporcionam suporte ao OpenGL 4.4/4.5 para os donos de placas da AMD e NVIDIA (GPUs Fermi), melhorias de desempenho e muito mais.

Além disso, quem faz uso dos gráficos integrados da Intel e possui um processadores Ivy Bridge ou mais recente, já pode ter acesso aos recursos da API Vulkan ao instalar o pacote libvulkan_intel. No entanto, tudo indica que o driver Vulkan open source para GPUs recentes da AMD "RADV" ainda não está ativado por parão e não pode ser encontrado nos repositórios.

"Esta semana foi um pouco agitada com mudanças dramáticas que afetam as pessoas ao redor do mundo, mas os usuários do openSUSE Tumbleweed que estão à procura de novidades podem encontrar alguma clareza no caos com cinco snapshots que foram lançados esta semana", diz Douglas DeMaio, do projeto openSUSE. "Esses snapshots trouxeram não só uma nova versão principal do Mesa, mas um novo kernel e o Plasma 5.8.3."

Quem já é usuário da distribuição Linux e quer obter todas as novidades mencionadas aqui e muito mais, basta atualizar o seu sistema operacional. Mas, caso você ainda não possua o openSUSE Tumbleweed em mãos, mas tem curiosidade em conhecê-lo, é possível fazer o download da versão mais recente da ISO através do site oficial, clicando aqui.


FONTE: Softpedia | openSUSE News

COMENTÁRIOS