O que esperar do futuro do Unity 8 com o Ubuntu 17.04 e 18.04 LTS [Atualizado]


Com a chegada do Ubuntu 16.10 no mês de outubro, estreou também a sessão experimental do Unity 8, a oportunidade que muitos estavam esperando para poder conferir de pertinho o que os desenvolvedores da Canonical estavam preparando para a próxima geração do ambiente gráfico que, atualmente, apenas oferece funcionalidades básicas para os usuários de desktop, o que decepcionou muita gente.

Felizmente, com os futuros lançamentos do sistema operacional Ubuntu, os desenvolvedores pretendem implementar mais funções ao ambiente gráfico, bem como refinar o aspecto visual, a fim de entregar uma experiência de desktop verdadeiramente convergente. Então, o que está previsto para o Unity 8 no Ubuntu 17.04, que deve chegar em abril 2017?

Convergência em progresso

Durante a sessão de perguntas (Q&A) e respostas do evento Ubuntu Online Summit (UOS), que teve início na última terça-feira (15) e termina hoje (16), Richard Collins, gerente de produto da Canonical, afirmou que o Ubuntu Touch está seguindo em uma direção em que, no futuro, poderá rodar sem problemas em diferentes dispositivos com telas de tamanhos variados, algo que já acontece hoje em smartphones e tablets.

"O próximo grande passo para nós é evoluir a experiência do Unity 8 para que ele possa ser executado tanto como um touch e que ofereça uma experiência de desktop. Estamos fazendo um grande progresso com isso", afirma Richard Collins. "Nós estamos fortemente focados em liberar a experiência Unity 8 no 17.04 […] no momento em que chegarmos ao 17.04, você verá uma experiência muito mais (sic) evoluída, com muito mais aplicativos em execução. A própria loja de aplicativos será totalmente configurada para executar Snaps."

O Ubuntu Personal, o nome dado à versão do Ubuntu com Unity 8 que será executado em dispositivos que você e eu usamos ━ smartphones, tablets, laptops, 2-in-1 e assim por diante ━, é quem será totalmente baseado no formato Snap (e não Deb). E, antes que você pergunte como isso deve acontecer, saiba que o Snappy Unity 8 é o primeiro passo para isso.

Unity 8 com novos recursos

Novo launcher do Unity 8
Novo launcher do Unity 8. Ainda em desenvolvimento.

O gerente de engenharia da equipe por traz do Unity 8, Michael Sawicz, revelou durante o UOS que o foco imediato dos desenvolvedores por traz do ambiente gráfico é o seguinte:

  • Faça o Unity 8 um Snap: não é uma tarefa fácil e exigirá uma cuidadosa separação de bits para separar pacotes Snap para que outros shells de desktop possam fazer uso dele;
  • Gerenciador de janelas completo: isto é, replicando a experiência do Unity 7 para que, por exemplo, as janelas dos apps, diálogos, menus de contextos e dicas de ferramentas possam se comportar como o esperado;
  • Faça o Unity 8 suportar melhor ambientes baseado em ponteiros: por exemplo, mudando a aparência dos indicadores, dependendo se você vai abri-los com toque ou mouse;
  • Novo launcher de aplicativos: entre as principais mudanças programadas para o Unity 8 é um novo launcher, que deve substituir o scope de apps. A novidade deve consolidar todos os aplicativos (snaps e x-apps, por exemplo) em um único local;
  • Suporte para múltiplos monitores: o Unity 8 contará com suporte para configurações que contam com mais de um monitor.


De volta para o futuro

Mas, o que esperar do futuro do Ubuntu, isto é, após o lançamento da versão 17.04? Segundo Will Cooke, da Canonical, no "18.04 tudo será Snaps e Unity 8." Já o diretor de engenharia Kevin Gunn acrescenta que há "um objetivo interno agressivo para tentar obter uma imagem utilizável do 17.04 baseada em snap com Unity 8". Com isso, a Canonical espera que mais pessoas possam ajudar no desenvolvimento do Unity 8 enviando feedback.

Outra mudança esperada para ocorrer nos próximos ciclos de desenvolvimento, está a atualização da base do Ubuntu Touch para o Ubuntu 16.04 LTS, algo que deve trazer uma série de grandes novidades de uma só vez para o sistema operacional móvel.

Além disso, os desenvolvedores estão trabalhando no recurso "Scopes" para desktop, bem como fazer com que aplicativos como o Steam possa rodar melhor em um sistema que faz uso do formato snap por padrão e muito mais.


FONTE: OMG! Ubuntu!
IMAGEM: OMG! Ubuntu!

COMENTÁRIOS