Veja como instalar o Cinnamon 3.2 no Ubuntu 16.04 LTS ou Ubuntu 16.10


Apesar de ainda não existir nem um anúncio formal por parte dos desenvolvedores, pelo menos até o momento da escrita deste artigo, não é mais surpresa para ninguém que a versão final do Cinnamon 3.2 já está disponível para download, seja por meio da página do projeto no GitHub ou através de repositórios para determinadas distribuições Linux, como é o caso do Ubuntu.

Supondo que você está super ansioso e não tem medo de quebrar o seu sistema operacional, a boa notícia agora é que já é possível instalar a nova versão do ambiente gráfico no Ubuntu facilmente. Contudo, atualmente só é possível fazer isso a partir de um PPA de testes.

Instalando o Cinnamon 3.2 no Ubuntu

Para instalar o Cinnamon 3.2 no Ubuntu 16.04 LTS ou Ubuntu 16.10, supondo que você não quer esperar que o ambiente gráfico chegue nos repositórios estáveis, será necessário instalar o PPA de testes — mantenha isso em mente — "cinnamon-nightly". Para fazer tudo isso de uma só vez, basta executar o comando abaixo no seu Terminal (caso esteja no Unity, use o atalho de teclado Ctrl + Alt + T). É só copiar, colar e pressionar Enter no teclado:
sudo add-apt-repository ppa:gwendal-lebihan-dev/cinnamon-nightly && sudo apt-get update && sudo apt install cinnamon -y
Quanto tudo estiver concluído, basta encerrar a sessão e, na tela de login (Unity Greeter), clique no ícone do Ubuntu e escolha o ambiente gráfico Cinnamon. Confira a imagem abaixo:


Caso você não tenha gostado do resultado e queira reverter todas as alterações apresentadas aqui, execute:
sudo apt-get install ppa-purge && sudo ppa-purge ppa:gwendal-lebihan-dev/cinnamon-nightly -y
Lembre-se que o Cinnamon 3.2 deve chegar muito em breve nos repositórios considerados estáveis. Caso você não esteja muito ansioso, é bom esperar um pouco. De qualquer forma, não deixe de compartilhar com a galera do bem o que você achou da nova versão do ambiente gráfico.


FONTE: OMG! Ubuntu!
IMAGEM: OMG! Ubuntu!

COMENTÁRIOS