Versão preview do Microsoft SQL Server já está disponível no Ubuntu


A Canonical anunciou na última quarta-feira (16) que uma versão preview pública do Microsoft SQL Server já está disponível para os usuários do Ubuntu. Com a novidade, a empresa espera que, no futuro, desenvolvedores e organizações possam ter a liberdade de escolher quais as infra-estruturas, tanto cloud e local, quando se trata de implementar um poderoso servidor de banco de dados.

"Com a próxima versão do SQL Server, a Microsoft traz o poder do SQL Server para Linux e Windows, incluindo o suporte para containers Docker. Além disso, com o SQL Server no Ubuntu, há significativas economias de custo, melhorias de desempenho e a capacidade de dimensionar e implantar recursos adicionais de armazenamento e computação sem precisar adicionar mais hardware", afirma a Canonical em seu comunicado à imprensa.

No entanto, antes que você pergunte, vale ressaltar que a dona do Ubuntu, entre outras empresas dedicadas ao software open source, não pretende substituir as soluções soluções livres e poderosas MariaDB ou MySQL pelo SQL Server, mas deixar que os interessados escolham aquele que mais lhe agrada.

Além disso, parece que o sistema de gerenciamento de banco de dados relacional da Microsoft promete suporte para containers Docker e permite a escolha de tipos de dados e linguagens de desenvolvimento. O uso do Microsoft SQL Server economiza custos, adiciona uma camada extra de desempenho e melhora a escalabilidade.

Se você quiser dar uma chance para a solução da Microsoft no Ubuntu, você deve saber que as imagens de preview para Linux estão agora disponíveis no site SQL Server, bem como no Azure e Docker Hub.

E não exite em visitar o site www.sqlserveronlinux.com, caso você queira dar os primeiros passos com o Microsoft SQL Server no Ubuntu. Lá, você encontrará muitos outros recursos úteis e a documentação para entender melhor as vantagens do SQL Server no Ubuntu.


FONTE: Softpedia | Canonical

COMENTÁRIOS