Agora é oficial: XCOM 2 possui suporte para GPUs AMD no Linux


Lançado para Linux em fevereiro, XCOM 2 chegou com suporte oficial apenas para GPUs da NVIDIA, já que só era possível rodar o game em hardwares AMD e Intel com a última versão de desenvolvimento do Mesa que, na época, estava na versão 11.2-devel. Felizmente, a Feral Interactive, empresa responsável pelo port do jogo, anunciou uma nova atualização que traz suporte oficial para placas AMD com Mesa, ou seja, com os drivers open source Radeon ou AMDGPU.

Sendo assim, para rodar o game com a sua placa de vídeo AMD com o sistema do pinguim, será necessário ter instalada a biblioteca de gráficos 3D Mesa 13.0.1 ou versão mais recente. Com isso, a especificação minima no quesito GPU para o pessoal do lado "vermelho" da força fica por conta de uma Radeon R9 270 ou superior. Outra novidade também fica por conta do suporte para gamepads e melhorias para mods.

E não para por ai. Com a chegada do Mesa 13.1, que deve trazer o suporte completo ao OpenGL 4.5, entre outras melhorias, espera-se que mais ports de jogos da Feral Interactive recebam suporte oficial para placas AMD no Linux em 2017.

Além disso, a desenvolvedora já prometeu que no início de 2017 seus ports começaram a fazer uso da API Vulkan e os donos de placas da AMD não ficarão de fora, já que os drivers Vulkan para GPUs AMD, seja o proprietário AMDGPU-PRO ou, especialmente, o open source RADV, não param de obter melhorias, estando sempre em progresso.


FONTE: Phoronix | Steam Community

Comentários