Em 2016, Mesa obteve suporte ao OpenGL 4.5, drivers Vulkan e melhorou significativamente o desempenho


Se você é um leitor veterano do LinuxBuzz, provavelmente já deve ter notado que estamos sempre publicando notícias sobre a biblioteca de gráficos 3D Mesa, a implementação open source da especificação do OpenGL e, recentemente, da API Vulkan, para as diversas distribuições Linux, entre outros projetos, como é o caso do Android-x86. Poucos usuários Linux falam sobre Mesa, mas saiba que a biblioteca é muito importante, não tenha dúvida disso.

Para a alegria de muitos, este ano Mesa recebeu, finalmente, o suporte ao OpenGL 4.5, juntamente com o OpenGL 4.3/4.4, ganhou os drivers Vulkan Intel ANV (para iGPUs Intel) e RADV (para GPUs AMD), obteve diversas melhorias significativas no desempenho, recebeu o suporte para GPUs AMD Polaris no driver RadeonSI, bem como várias melhorias para o Gallium3D para a aceleração de vídeo e D3D9 e muito mais. Confira abaixo os 10 artigos mais populares de 2016 sobre a biblioteca Mesa:

Driver open source Nouveau agora possui suporte inicial para a TITAN X com arquitetura Pascal
O driver open source Nouveau ganha suporte inicial para a GPU GP102, presente na nova GeForce GTX TITAN X. A novidade foi possível graças ao desenvolvedor Ben Skeggs, da Red Hat.

Driver open source para GPUs da AMD ganhará melhorias de desempenho para Dirt: Showdown
Segundo Marek Olšák, desenvolvedor da AMD, donos de GPUs da AMD que fazem uso do driver open source Radeon poderão ter ganhos de até 15% com o jogo na configuração Ultra.

Feral Interactive quer que os usuários do Ubuntu obtenham sempre as últimas versões do Mesa
A Feral Interactive, uma das principais empresas que desenvolvem ports de jogos para Linux, pediu para que a Canonical disponibilize para os usuários do Ubuntu as versões mais recentes do Mesa para garantir um melhor desempenho nos jogos.

Novo driver Vulkan 'RADV' para GPUS AMD é implementado no Mesa, confira alguns benchmarks
Criado pela comunidade em resposta ao proprietário AMDGPU-PRO, o driver Vulkan RADV finalmente foi implementado no Mesa e tem mostrado grandes avanços desde então.

Lançado o Mesa 13.0 RC 2, versão final pode chegar em 28 de outubro
Entre as principais mudanças, estavam diversas correções para o RADV (driver Vulkan para GPUs AMD), ANV (driver Vulkan da Intel), Gallium3D, RadeonSI, para o driver Nouveau (NV50/NVC0) (para GPUs NVIDIA), bem como um melhor suporte para o Wayland.

Mesa 13.0 RC 1 chega com suporte completo ao OpenGL 4.5 para processadores Intel Broadwell
O principal destaque do Mesa 13.0 provavelmente era o suporte oficial e completo ao OpenGL 4.4 e 4.5 aos usuários com hardware Intel Broadwell e mais recente, bem como a implementação do driver RADV.

Lançado o Mesa 13.0.1 com 30% a mais de performance no driver Vulkan da Intel
A Feral não estava de brincadeira quando pediu para que a Canonical disponibilizasse sempre as últimas versões do Mesa para os usuários do Ubuntu. Uma prova disso é o Mesa 13.0.1, que chegou com um aumento de até 30% no desempenho do driver Vulkan da Intel, além de outras melhorias.

Donos de GPUs da AMD poderão obter ganhos de mais de 23% em BioShock Infinite
Segundo Marek Olšák, desenvolvedor da AMD, usuários do driver AMDGPU poderão ter ganhos de performance de 23% com BioShock Infinite, enquanto que com o driver Radeon o ganho de desempenho pode ser ainda maior.

Confira alguns dos novos recursos da biblioteca de gráficos 3D Mesa 12.0
Um artigo onde separamos os principais destaques do Mesa 12.0, onde muitos dos drivers open source estavam perto do suporte ao OpenGL 4.4 e 4.5. Contudo, o OpenGL 4.3 já estava disponível para os principais drivers.

Confira alguns dos recursos e funcionalidades que 'não' estarão presentes no Mesa 13.0
Neste artigo, separamos os recursos que, infelizmente, não estão presentes no Mesa 13.0.x, mas que estarão disponíveis nas versões futuras, provavelmente no início de 2017.


Este artigo foi inspirado em um post do Phoronix.


Comentários