Intel pode usar gráficos Radeon em seus futuros processadores


Ainda no início do ano, surgiram rumores de que a Intel estaria negociando com a AMD para que os seus futuros processadores pudessem fazer uso dos gráficos Radeon. Agora, o rumor ganha mais força quando Kyle Bennett, do fórum especializado HardOCP, afirmou recentemente que "o acordo de licenciamento entre a AMD e a Intel está assinado e concluído para colocar a tecnologia AMD GPU no iGPU, da Intel".

Vale ressaltar desde o início que, ao menos por enquanto, ainda não há nem uma confirmação oficial. Contudo, embora pareça um pouco estranho, já que ambas as empresas são concorrentes à décadas, uma parceria pode não ser algo de outro mundo, isto é, quando levamos em consideração que criar tecnologias gráficas do zero pode sair muito caro, sem falar que a Intel necessita de patentes das fabricantes de chips de vídeo, uma vez que ela precisa inovar com baixo custo.

Segundo Kevin Krewell, da Forbes, a Intel já faz isso com a NVIDIA, usando licença de suas tecnologias para os gráficos de seus processadores desde 2011, algo que custou cerca de US$ 1,5 bilhão, e enquanto a AMD parece a maior concorrente da Intel, a NVIDIA é quem está se tornando uma rival de peso para mercados futuros, como o de carros autônomos e internet das coisas. Nessas áreas, é com a Qualcomm e a NVIDIA que a Intel deve se preocupar e não com a AMD. O acordo da Intel com a NVIDIA está chegando ao fim no próximo ano, tornando este o momento ideal para uma nova parceria, mas, desta vez, com a AMD.

Caso um acordo entre a AMD e Intel se torne realidade, será uma ótima oportunidade para a AMD, que tem lutado financeiramente há algum tempo, podendo lucrar com ao ceder patentes, além de evitar que a NVIDIA abocanhe mais essa parceria, algo que nos últimos anos contabilizou como 6% de sua receita.

De qualquer forma, temos que esperar que as duas empresas confirmem ou recusem qualquer colaboração, o que pode acontecer em quase qualquer momento entre agora e o início do próximo ano.


FONTE: Neowin | PhoronixHardOCP

COMENTÁRIOS