Lançado o Linux Kernel 4.10 RC1 trazendo suporte para os futuros processadores AMD Ryzen


Foi anunciado por Linus Torvalds no último final de semana o Linux Kernel 4.10 RC1 como a primeira versão oficial para testes da próxima grande série do kernel que, como de costume, deve contar com drivers atualizados, correções de bugs e de segurança e, claro, um melhor suporte para hardwares, principalmente os novos dispositivos e periféricos ou aqueles produtos que ainda não foram oficialmente lançados, como é o caso dos processadores Ryzen, anunciados recentemente pela AMD.

"É Natal e já se passaram duas semanas desde que a janela de mesclagem foi aberta. Sendo assim, a janela de mesclagem está agora fechada. No geral, este não é um lançamento tão grande - nada como 4.9. Embora não tenha sido pequeno. Mas as estatísticas gerais parecem bastante comuns: um pouco mais da metade é drivers, talvez um pouco menos de atualizações do que o normal e uma quantidade razoável de atualizações de documentação", diz Linus Torvalds.

Entre as principais novidades do Linux Kernel 4.10 RC1, estão mais melhorias para o driver open source Nouveau (para GPUs NVIDIA), o que inclui suporte para DisplayPort MST, melhor desempenho de BOOST, a possibilidade de lidar com placas que possuem LEDs, atomic mode-setting e muito mais. Por outro lado, o driver AMDGPU (normalmente ativado para GPUs AMD mais novas) traz correções para o gerenciamento de energia, informações sobre o RPM da fan da placa e uma melhor gerenciamento de GPU VM.

Vale ressaltar também que o AMDGPU agora traz suporte para placas GCN 1.0 (Southern Islands - série Radeon HD 7000), mas calma. O recurso ainda é experimental e desativado por padrão.

Como sugerido no início do artigo, um dos principais destaques é o suporte para o Ryzen, os novos e futuros processadores da AMD baseados na nova microarquitetura Zen. Quem também está presente é o Intel Turbo Boost Max 3.0, o que deve ajudar a impulsionar as cargas de trabalho single-threaded em CPUs suportadas da Intel.

Além disso, há também suporte para diversas plataformas ARM, como Snapdragon 808/810, Huawei Nexus 6P, LG Nexus 6X, Pine64 e Droid 4, várias melhorias para o Microsoft Surface 3 e Surface 4, bem como a adição de correções e melhorias para os diversos sistemas de arquivos.

Se você está curioso e quer por as mãos o Linux Kernel 4.10 RC1, o código fonte já pode ser baixado diretamente do site kernel.org.


FONTE: LKML | Phoronix

COMENTÁRIOS