Lançado o Linux Mint 18.1 ''Serena'' nas suas edições Cinnamon e MATE


Foi lançado hoje, 16 de dezembro, o Linux Mint 18.1 "Serena" nas suas edições Cinnamon e MATE, o que significa também que os usuários do Linux Mint 18 "Sarah" já podem atualizar para a nova versão do sistema operacional. E antes que você pergunte, a base continua sendo o Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus), da Canonical, o que garante suporte até 2021.

"Linux Mint 18.1 é uma versão de suporte a longo prazo, sendo suportado até 2021. Ele vem com softwares atualizados e traz refinamentos e muitos novos recursos para tornar seu desktop ainda mais confortável de usar. Esta nova versão do Linux Mint contém muitas melhorias", diz Clement Lefebvre, líder do projeto Linux Mint.

Linux Mint 18.1 “Serena” Cinnamon
Linux Mint 18.1 “Serena” Cinnamon

Linux Mint 18.1 “Serena” MATE
Linux Mint 18.1 “Serena” MATE

Na nova versão do sistema operacional, os usuários vão encontrar os ambientes gráficos Cinnamon 3.2, MATE 1.16 e, futuramente, o KDE Plasma 5.8 LTS. Há também várias melhorias para os X-Apps. Por exemplo, o editor de texto Xed agora possui uma nova barra de pesquisa e uma interface melhor, como suporte completo para temas escuros, o reprodutor de vídeo XPlayer traz melhor suporte para MPRIS, o suporte para HiDPI está presente no leitor de PDF Xreader e o visualizador de imagens Xviewer suporta rotação de fotos.

Além disso, o gerenciador de atualizações, o Update Manager, apresenta uma nova coluna que informa ao usuário sobre a origem dos pacotes atualizados, kernels agora são classificados por recomendações e versão e há melhorias para a ferramenta de configuração de idioma e de métodos de entrada.

Outra ferramenta que recebeu um pouco mais de atenção foi o gerenciador de fontes de softwares (repositórios), o Software Sources, que agora possui um melhor suporte para IP anycast de espelhos globais e a tela de login do usuário MDM (Mint Display Manager) foi melhorada e o reprodutor de músicas Rhythmbox agora é suportado pelo applet de som do Cinnamon.

Você pode fazer download do Linux Mint 18.1 "Serena" diretamente do seu site oficial, clicando aqui.


FONTE: The Linux Mint Blog[1]  [2]

COMENTÁRIOS