Lançado o Unity 5.6 Beta com suporte para Vulkan, Facebook Gameroom e Google DayDream


Foi lançado hoje, 13 de dezembro, o Unity 5.6 Beta trazendo várias novidades, como é o caso do suporte para a API Vulkan, permitindo que conteúdos produzidos na engine possam tirar maior proveito do hardware. Ainda, segundo os desenvolvedores, há "uma melhoria de desempenho de renderização out-of-the-box de até 60% usando Unity - isto é, sem ter que lidar com quaisquer especificações da API Vulkan".

"Vulkan é uma nova geração de API para gráficos e computação que fornece alta eficiência, o acesso multi-plataforma para GPUs modernas no desktop e em plataformas móveis. Ela foi projetada para tirar proveito dos vários núcleos da CPU, permitindo que múltiplos threads funcionem em paralelo. Isso significa maior velocidade com sobrecarga reduzida dos drivers e carga de trabalho da CPU, deixando a CPU livre para fazer computação ou processamento adicional", diz o anúncio oficial.

Além disso, segundo o anúncio de hoje, a versão final da engine deve contar com suporte para a API Vulkan nas plataformas Android, Windows, Linux e Tizen. Há também melhorias para a API Metal, da Apple, um novo reprodutor de vídeos capaz de lidar com filmes em 4K e 360 graus, a possibilidade de publicar conteúdos no Facebook Gameroom e Google DayDream, bem como diversos novos recursos para aperfeiçoar o desenvolvimento de jogos 2D.

Unity 5.6 deve ser o último da série; próxima parada Unity 2017

A chegada da versão 5.6 deve marcar o fim do Unity 5, já que os desenvolvedores vão adotar um sistema de controle de versão baseado no ano. Sendo assim, o Unity 2017 deve ser o próximo grande lançamento.

O Unity 2017 deve contar com mais otimizações de desempenho do núcleo, um sistema de trabalho totalmente multi-threaded, o que é uma boa notícia para os desenvolvedores interessados na API Vulkan, um melhor recurso de timeline e suporte para novas plataformas, como o Nintendo Switch.

A versão final do Unity 5.6 está programada para chegar em março de 2017. Já o beta do Unity 2017 deve ser lançado em abril do próximo ano.


FONTE: Phoronix | BLOG UNITY[1]  [2]

COMENTÁRIOS