Lançado o Wine 2.0 RC1 trazendo mais melhorias e correções; ainda sem suporte ao DirectX 11


Foi lançada recentemente a primeira versão RC da próxima série estável Wine 2.0 trazendo mais algumas melhorias, como é o caso da implementação de correções de bugs para a engine Mono, suporte para a resolução de nomes IDN, a adição de várias novas operações Shader Model 5 e foram corrigidos diversos problemas envolvendo regressões.

Além disso, os desenvolvedores aproveitaram a ocasião para melhora o suporte para algumas aplicações e jogos do Windows, como é o caso do ALDI Bestellsoftware 5.2.1.2111, Shadow Warrior 2, Explorer++ 1.2, Rayman 3 Demo, ToCA Race Driver 3, instalador web do Windows Live Essentials 2011, MediaMonkey 4.1.x no modo Vista e superior, Easy Video Cutter 2.3, bem como o RPG Tkool (RPG Maker) 2k/2k3.

O Wine 2.0 RC1 também traz suporte para Netflix em WINEPREFIX de 64 bits e corrige vários outros bugs envolvendo o TurboTax 2012, Microsoft Excel 2007, Sniper Elite V2, Outlast 2 Demo, Fallout 4, Galactic Civilization III, Touhou 6, 7, 8, 10 e 11, e Necropolis.

No entanto, a próxima série estável do Wine pode ser um pouco decepcionante para quem espera grandes novidades principalmente relacionadas com o desempenho e com o tão aguardado suporte ao DirectX 11. Isso porque, com a chegada do Wine 2.0 RC1, é iniciado o congelamento do código, o que significa que novos recursos não serão implementados, como é o caso do "Direct3D Command Stream Multi-Threading (D3D CSMT)", que promete melhorar e muito a performance dos jogos, porém, não está pronto para ser implementado e não estará disponível no lançamento final.

Seguindo esse mesmo caminho está o suporte ao DirectX 11 que, apesar de existir alguns commits de desenvolvimento relacionados com o D3D11 para o Wine 2.0, ainda está muito longe do ideal.

Você pode encontrar instruções de instalação para a sua distribuição Linux clicando aqui. Para mais detalhes técnicos, não deixe de conferir o anúncio oficial, através deste link.


FONTE: Phoronix | WineHQ

COMENTÁRIOS