LibreOffice 5.3 deve contar com nova interface semelhante ao do Microsoft Office


Se você é um daqueles que não aguenta mais esperar e já está testando a versão de desenvolvimento do LibreOffice 5.3, saiba que a próxima versão da suíte de escritório já conta com uma interface escondida no melhor estilo "Ribbon", do Microsoft Office. Essa pode ser uma boa notícia, principalmente quando levamos em consideração que a novidade, chamada de Notebookbar, pode ajudar na migração de novos usuários.

Contudo, vale ressaltar que a nova interface, que estará disponível na próxima versão da suíte de escritório como uma opção alternativa, não é um clone exato do estilo Ribbon, porém, possui a mesma função, que é a de ajudar aos usuários a encontrar, entender e usar os comandos de forma eficiente e direta, organizando os recursos em uma série de abas.

Apesar de ser uma novidade para muitos, a nova interface já não é tão nova assim. Os desenvolvedores já vinham trabalhando há algum tempo no novo visual do LibreOffice, estando disponível na versão LibreOffice Nightly.

Ativando a nova interface do LibreOffice

Para testar a nova interface do LibreOffice, será necessário primeiro baixar a última versão de desenvolvimento, clicando aqui. Estão disponíveis para download pacotes para distros baseadas em DEB e RPM. Os arquivos estão compactados no formato tar.gz, basta extrair e dar um duplo clique nos arquivos para instalar.

Ao abrir a suíte de escritório, vá em ToolsOptionsLibreOffice GeneralAdvancedExperimental features. Agora que os recursos experimentais estão ativados, chegou a hora de ativar a nova interface, indo em ViewToolbar Layout e, logo em seguida, selecione as opções: Default, Single, toolbar, Sidebar e Notebookbar.


Indo em Notebookbar, no menu View, existem três modos disponíveis: Contextual single, Contextual groups e Tabs. Basta escolher o que mais lhe agrada.


FONTE: OMG! Ubuntu!

COMENTÁRIOS