Próxima versão do driver NVIDIA terá suporte à API Vulkan sem precisar do X11


A NVIDIA confirmou recentemente que a próxima versão do seu driver de vídeo para a plataforma Linux terá suporte à API Vulkan sem precisar do X11. Atualmente, só é possível obter uma renderização Vulkan se o X.Org Server estiver em execução, mas a novidade, que deve ser apresentada pela empresa muito em breve, pode ajudar quem quer adotar os servidores de exibição Wayland e Mir, por exemplo.

A confirmação da empresa veio em resposta a um usuário que afirmou não conseguir renderização Vulkan com uma placa GeForce GTX TITAN X onde o X.Org Server não estava instalado em seu sistema operacional. Sem falar que outros usuários também revelaram estar presos com esta mesma limitação.

Com isso, Damien Leone, da NVIDIA, confirmou que esta limitação deve ser abordada na próxima versão do driver. Segundo ele, "a próxima versão do nosso driver irá suportar a exibição direta que, mesmo se você não esteja interessado em apresentar seus quadros, permitirá que você use Vulkan mesmo que o X não esteja em execução".

Quem também pode se beneficiar da novidade são os usuários que fazem uso do Bumblebee, que é uma forma de usar mais de um chip gráfico encontrado em notebooks e conjuntos de sistemas, onde o X11 não é usado, projetados para processar material e, em seguida, enviar a saída para outro lugar.

Infelizmente, ainda não se sabe quando a nova versão do driver da NVIDIA que trará a novidade será lançada, mas, provavelmente, será após a série 375. Mais detalhes deverão ser revelados em breve pela empresa.


FONTE: Phoronix | GamingOnLinux | NVIDIA

Comentários