Se 2016 foi um ano bom para jogos no Linux, o que esperar de 2017?


Alguns de vocês vai concordar, 2016 foi um bom ano para jogos no Linux, onde foram lançados centenas de novos games para o sistema do pinguim, vários dos quais são indies, porém, há também os títulos AAA, bem como a estreia da API Vulkan, a Valve anunciando seu foco na tecnologia VR para Linux e os drivers de vídeo open source ficando ainda mais aprimorados, o que garante um melhor suporte para hardwares mais novos, como é o caso da AMD com o seu AMDGPU, e as melhorias no desempenho.

Contudo, ainda há aqueles que podem ter ficado decepcionados com 2016 nesse quesito, principalmente quando levamos em consideração que o número de lançamentos de jogos AAA ainda foi pequeno. Além disso, um dos motivos de alguns ficarem decepcionados com este ano, é a falta de novidades relacionadas com as Steam Machines e o SteamOS, embora ambos ainda não tenham morrido, sem falar que a porcentagem de jogadores Linux no Steam é de cerca de 1% ou menos e alguns portes de games AAA para o sistema do pinguim ainda não oferecem um desempenho similar ao encontrado em suas versões para o Windows.

Não sejamos pessimistas. Em 2017, espera-se que mais jogos nativos sejam lançados para Linux, a entrada de vez da tecnologia VR no sistema do pinguim, o contínuo avanço dos drivers de vídeo open source, Feral Interactive e outras desenvolvedoras já devem começar a trabalhar com a API Vulkan, o que deve melhorar a performance dos ports de jogos AAA, bem como a chegada de mais games multiplataforma, graças a Vulkan e muito mais. Abaixo você confere os 10 artigos mais populares relacionados com jogos no Linux de 2016:

Serious Sam VR: The Last Hope deve chegar no Linux e usará a API Vulkan
Durante o Steam Dev Days, evento da Valve voltado para desenvolvedores em Seattle, a Croteam surpreendeu a todos ao revelar que o seu game Serious Sam VR: The Last Hope fará uso da API Vulkan e estará disponível para Linux.

Life is Strange já está disponível para Linux e SteamOS; primeiro episódio é gratuito
A Feral Interactive anunciou Life is Strange (e todos os seus episódios, claro) para Linux. A Feral fez o lançamento no momento certo, que foi quando o primeiro episódio ficou gratuito.

Feral Interactive quer que os usuários do Ubuntu obtenham sempre as últimas versões do Mesa
Ao ver o progresso contínuo do projeto Mesa, a Feral Interactive pede para que a Canonical disponibilize para os usuários do Ubuntu sempre as últimas versões estáveis do Mesa, o que deve beneficiar os jogadores.

Implementação da API Vulkan para o emulador Dolphin já está completa
Os desenvolvedores por traz do emulador Dolphin finalmente conseguiram concluir o suporte para a API Vulkan, algo que deve proporcionar ganhos de desempenho quando comparado com o OpenGL.

Steam VR vai finalmente suportar a plataforma Linux e deve usar a API Vulkan
Durante o seu evento Steam Dev Days, em Seattle, a Valve anunciou que o Steam VR, a interface de realidade virtual do Steam (e não um novo óculos VR, calma lá), terá suporte oficial para Linux e que fará uso da API Vulkan. A companhia de Gabe Newell também aproveitou a ocasião para expor ao público as Steam Machines, estando disponíveis para quem quiser conferir.

Feral Interactive planeja lançar ports de jogos para Linux com Vulkan em 2017
Mais uma vez ela. Feral Interactive confirma que seus ports de jogos para Linux em 2017 fará uso da API Vulkan.

Mad Max já está disponível para Linux e SteamOS; o jogo pode rodar bem em placas AMD
Mad Max finalmente fez sua estreia no sistema do pinguim. Para a surpresa de muitos, ainda no lançamento, o jogo já podia rodar em placas AMD, juntamente com a última versão do Mesa, embora o suporte oficial fique por conta mesmo apenas de GPUs da NVIDIA.

Lançado o Unity 5.6 Beta com suporte para Vulkan, Facebook Gameroom e Google DayDream
A engine de jogos Unity 5.6 Beta é lançada com suporte oficial para a API Vulkan. Segundo os desenvolvedores, há uma melhora no desempenho de até 60% com a Vulkan.

Steam chega a marca dos 2.000 jogos disponíveis para a plataforma Linux
No finalzinho do mês de março deste ano, o Steam alcançou a marca dos 2.000 jogos para Linux. Atualmente, a loja da Valve já possui mais de 2.800 jogos para o sistema do pinguim, um marco muito importante para uma plataforma que 'não possuía jogos'.

Unreal Engine 4 é o primeiro motor de jogos com suporte à API Vulkan
A Unreal Engine 4 foi a primeira engine de jogos a trazer o suporte para a Vulkan. Atualmente, suas principais engines de jogos concorrentes já estão seguindo na mesma direção.



Este artigo foi inspirado em um post do Phoronix.

COMENTÁRIOS