Ubuntu 17.04 (Zesty Zapus) terá um melhor suporte para impressoras IPP Everywhere e Apple AirPrint


O Ubuntu 17.04 (Zesty Zapus) ainda não ganhou sua primeira versão Alpha, porém, já promete trazer algumas novidades sob o capô, como é o caso de um novo sistema para o gerenciamento de impressoras, algo que deve melhorar e muito o suporte para dispositivos que fazem uso da tecnologia IPP Everywhere, o que significa que você vai finalmente poder imprimir seus arquivos via rede sem a necessidade de um software especial ou driver adicional.

Além disso, a novidade também deve trazer suporte para o AirPrint, da Apple. Com isso, você poderá imprimir facilmente documentos e fotos de alta qualidade, sem a necessidade de instalar drivers adicionais no seu sistema operacional Ubuntu, bem como sem ter que recorrer ao computador com Windows ou, até mesmo, um Mac.

"Tenha a impressora conectada à rede. Ele [o novo gerenciador de impressoras] funciona com Ethernet com fio ou WiFi. Para WiFi, configure corretamente a impressora para o acesso WiFi, conectando-se ao WiFi do seu roteador ou usando seu servidor WiFi interno dedicado para impressoras. Pelo menos um desses métodos deve ser o suficiente para configurar uma impressora sem necessariamente possuir um computador Windows ou Mac, de modo que os usuários que têm somente um dispositivo móvel podem imprimir", diz Till Kamppeter, da Canonical.

Ainda, segundo Till Kamppeter, a novidade já pode ser testada pelos usuários adeptos às builds diárias de desenvolvimento da versão 17.04. Além disso, é preciso atualizar o sistema operacional e, só então, utilizar a configuração automática ou configurar sua impressora manualmente através da rede, acessando http://localhost:631/ ou qualquer outra ferramenta de configuração da impressora.

Para mais detalhes sobre os procedimentos para obter o novo sistema de gerenciamento de impressoras, não deixe de conferir o anúncio oficial de Till Kamppeter, clicando aqui.

O Ubuntu 17.04 (Zesty Zapus) está em constante desenvolvimento e pode ganhar sua primeira versão Alpha no finalzinho do ano, em 29 de dezembro de 2016, mas apenas os sabores oficiais participarão do lançamento.


FONTE: Canonical

Comentários