Agora é possível rodar a Vulkan no PlayStation 4 com o Linux Kernel 4.10 e AMDGPU-PRO 16.50


Ainda no início do ano passado, publicamos um artigo de que o grupo hacker Fail0verflow tinha conseguido rodar o Linux no PlayStation 4, além de obter o suporte a aceleração 3D. Agora, Hector Martin, um membro do Fail0verflow, publicou em seu perfil oficial no Twitter que o grupo conseguiu rodar a API Vulkan no console da Sony, graças ao Linux Kernel 4.10 RC2, juntamente com o driver proprietário da AMD para Linux, o AMDGPU-PRO 16.50.

Para mostrar que não estava de brincadeira, Hector Martin também compartilhou no Twitter alguma imagens do Dolphin, o famoso emulador de GameCube e Wii, rodando algumas demonstrações com a Vulkan, API gráfica multiplataforma de próxima geração projetada para dar acesso de alta eficiência para unidades de processamento gráfico (GPUs modernas).

Segundo Hector Martin, a API não funcionava corretamente no PlayStation 4 até o momento devido ao antigo firmware do próprio console que lida com a GPU. Em resposta a um usuário da rede social, o desenvolvedor responde que "o firmware da GPU do PS4 estava muito velho e quebrado, mas parece que funciona bem com o firmware Bonaire".


Mais detalhes você encontra através do tweet oficial, clicando aqui. Se você está se perguntando se algum console terá suporte oficial para a API Vulkan, saiba que o Nintendo Switch será um deles.


FONTE: Softpedia | Twitter/Hector Martin

COMENTÁRIOS