Atualização do SteamOS traz o NVIDIA 375.26, Mesa 13.0.3 e correções de segurança


O sistema operacional das Steam Machines acaba de ganhar mais uma nova atualização importante tanto para os usuários NVIDIA, quanto para os adeptos da AMD ou Intel. Entre os principais destaques do update, está a biblioteca de gráficos 3D Mesa 13.0.3, garantindo suporte para as APIs Vulkan e OpenGL 4.5, bem como um melhor desempenho.

Contudo, é importante ressaltar desde o início que Mesa 13 só oferece suporte para as últimas versões do OpenGL, bem como a Vulkan, em hardwares mais novos. Ou seja, se você possui um processador Intel com a microarquitetura Broadwell (quinta geração) ou mais recentes e, claro, faz uso dos gráficos integrados, o suporte oficial ao OpenGL 4.4 e 4.5 estará garantido. O mesmo acontece com os produtos da AMD.

Para os usuários do lado verde da força, está presente o driver de vídeo NVIDIA 375.26, que traz suporte inicial para GPUs Quadro M3000 SE, melhorias para SLI e para Quadro Sync, correções de bugs com o painel de configurações nvidia-settings, a capacidade de lidar com a função screen_info.ext_lfb_base em kernels suportados, o que promete tratar adequadamente consoles framebuffer UEFI com endereços físicos acima de 4GB e muito mais.

Por ser baseado no Debian 8.7, com o novo update 2.110 , o SteamOS também recebeu as correções de segurança disponíveis nos repositórios do Debian. Mais detalhes técnicos você confere no anúncio oficial, clicando aqui.

Se você está curioso e quer testar o sistema operacional da Valve, o download pode ser feito através deste link. Contudo, lembre-se que o foco do SteamOS não é o desktop, a menos que ele esteja na sua sala de estar.


FONTE: GamingOnLinux | Steam Community

COMENTÁRIOS