Canonical não tem planos para lançar grandes atualizações para o Ubuntu Touch ou novos Ubuntu Phones


Se você é daqueles que estavam esperando muitas novidades para o Ubuntu Touch em 2017, bem como o lançamentos de novos Ubuntu Phones, infelizmente, temos uma má notícia para você. A Canonical não pretende anunciar grandes atualizações OTA e nem novos dispositivos com o sistema operacional móvel, isto é, até que uma versão do SO baseada totalmente no formato Snap (Snappy) esteja disponível.

De acordo com Pat McGowan, da Canonical, que respondeu alguns questionamentos na página de discussões dedicada ao Ubuntu Touch no Launchpad, a versão do sistema operacional baseada no formato "Click" está sendo descontinuada e dará lugar a um Ubuntu Touch totalmente baseado em Snap. Mas até que isso aconteça, a Canonical não pretende lançar novos dispositivos e, nem mesmo, atualizações com novos recursos no PPA estável atual.

Os Snaps dependem de recursos encontrados somente nas versões mais recentes do Linux Kernel, algo que não é encontrado no kernel presente nos smartphones e tablets com Ubuntu Touch, que por sua vez possui sob o capô alguns componentes do Android, como drivers e módulos proprietários de fabricantes de chips e hardwares importantes.

Felizmente, os usuários atuais do Ubuntu Touch ainda continuarão recebendo atualizações de segurança para componentes importantes. Com isso, a Canonical espera focar ainda mais na transição para o formato Snap, além de, claro, adicionar mais recursos no Unity 8 para desktop. A Canonical ainda planeja usar o Unity 8 como o ambiente gráfico padrão do Ubuntu, como bem lembra Pat McGowan.

Você pode conferir todos as repostas de Pat McGowan à comentários de usuários do Ubuntu Touch através deste link.


FONTE: PhoronixLaunchpad

Comentários