Confira os principais destaques do LibreOffice 5.3, que deve chegar esta semana


Quem está chegando esta semana para trazer grandes novidades é o LibreOffice 5.3, que deve oferecer novos recursos e funcionalidades, tornando a suíte de escritório gratuita e open source ainda mais confortável de se usar. Um dos principais destaques certamente é o seu novo conceito de interface chamado MUFFIN que, entre as diversas opções, deve contar com um estilo semelhante ao "Ribbon" do MS Office.

MUFFIN, abreviatura para "My User Friendly & Flexible INterface"      em tradução livre, algo como "minha amigável e flexível interface de usuário"     , traz um estilo com uma única barra de ferramentas, uma barra lateral juntamente com uma única barra de ferramentas e uma nova interface experimental chamada "notebook bar". Para entender melhor do que estamos falando, confira as imagens abaixo:

Estilo tradicional do LibreOffice.

Estilo com uma única barra de ferramentas.

Barra lateral juntamente com uma única barra de ferramentas.

Estilo Notebook Bar que traz uma opção semelhante ao MS Office.

Esta nova versão da suíte de escritório também suporta mais funções de planilhas, novos modelos para apresentações do Impress, um melhor filtro para OpenXML, PDFs agora podem ser inseridos como imagens em documentos e uma infinidade de outras melhorias sob o capô, como um desempenho mais rápido de renderização, e outra grande adição é a nova HarfBuzz de layout de texto, chamado CommonSALLayout/Unified Text Layout, que se instala no componente HarfBuzz para renderização.

O LibreOffice 5.3 também marca o primeiro lançamento do código fonte do Libreoffice Online, para que os usuários possam fazer edição colaborativa de documentos através do navegador. O LibreOffice Online pode ser facilmente implementado através de uma imagem pública do Docker.

Claro, mais novidades estarão chegando com o LibreOffice 5.3, e você pode conferir mais detalhes técnicos através das notas de lançamento, clicando aqui. Fique ligado para o anúncio oficial do LibreOffice 5.3.


FONTE: PhoronixThe Document Foundation Blog

Comentários