Driver open source Nouveau contará com suporte ao OpenGL 4.3 em GPUs Maxwell, da NVIDIA


Recentemente, os desenvolvedores do Mesa conquistaram duas grandes metas importantes no desenvolvimento do projeto. Além de conseguir implementar o suporte ao OpenGL 4.2 para processadores Intel de microarquitetura Maxwell, o que pode garantir uma melhor experiência para os usuários dos gráficos integrados da empresa, também está presente o suporte ao OpenGL 4.3 em GPUs Maxwell, da NVIDIA, através do driver open source Nouveau.

Curiosamente, o Nouveau com GPUs Kepler suporta todas as extensões necessárias para o OpenGL 4.5 (embora ainda não exiba "OpenGL 4.5" como oficialmente suportado), enquanto que com hardware Maxwell o suporte às versões mais recentes do OpenGL tem ficado para trás. Entretanto, com a última versão do Mesa Git, o suporte ao OpenGL 4.3 está garantido para placas Maxwell e Pascal (mesmo que a série GTX 1000 ainda não seja oficialmente suportada).

Ainda, segundo Samuel Pitoiset, desenvolvedor responsável pelo código que traz suporte ao OpenGL 4.3 para modelos de GPUs mais novas da NVIDIA, há também um aumento significativo no desempenho, graças a melhorias de instruções pipelining.

"Eu testei diversos benchmarks (demos UE4) e jogos reais como Shadow of Mordor e todos eles funcionam bem", afirma Samuel Pitoiset. "Esse patch aumentará o desempenho das GPUs Maxwell em, pelo menos, x1.5 até x3.5 para alguns benchmarks."

Contudo, vale ressaltar que, apesar de todas as novidades ser bem vindas, o desempenho de GPUs Maxwell ainda é muito limitado, até mesmo, com o Linux Kernel 4.10, que ainda está em desenvolvimento, devido à falta do suporte para re-clocking. Em outras palavras, para você que curte aquela jogatina, os drivers proprietários da NVIDIA ainda podem ser a melhor opção para você.

Todas as novidades apresentadas aqui estarão disponíveis no próximo Mesa 17, anteriormente conhecido como Mesa 13.1. Estas também são as últimas contribuições de Samuel Pitoiset, já que agora está trabalhando para a Valve afim de melhorar os drivers open source para placas AMD.


FONTE: Phoronix | GamingOnLinux

COMENTÁRIOS