Driver Vulkan 'RADV' para GPUs AMD agora possui suporte para múltiplas placas de vídeo


A próxima versão do Mesa realmente promete grandes novidades. Além de diversas melhorias para os drivers Intel e NVIDIA (Nouveau), o que deve garantir suporte ao OpenGL 4.0 e superior, além de melhorias no desempenho, o driver open source RADV, criado em resposta ao proprietário AMDGPU-PRO e responsável pelo suporte à API Vulkan em GPUs AMD, terá suporte para múltiplas placas.

O feito será possível graças ao desenvolvedor Bas Nieuwenhuizen, que criou um patch composto por 100 linhas de código que permite que várias GPUs Radeon sejam enumeradas como dispositivos físicos com a Vulkan, ao invés de serem ligadas a uma única GPU com o driver atual.

Trata-se basicamente de permitir que várias GPUs Radeon sejam expostas cada uma como um dispositivo físico Vulkan através do driver RADV. Isto não é sobre qualquer tipo de magia de driver do tipo SLI/CrossFire, já que a API Vulkan consegue fazer o trabalho de renderização com múltiplas placas, fazendo com que o motor do aplicativo ou jogo possa lidar com vários dispositivos quando disponível.


E as coisas só tendem a melhorar. Com a chegada da "Vulkan-Next" (Vulkan 1.1?), espera-se que exista um melhor suporte para multi-GPU, semelhante ao oferecido pelo Direct3D 12, da Microsoft.

O suporte para múltiplas placas Radeon do RADV estrá disponível no Mesa 17.0, que deve ser lançado oficialmente em fevereiro. Fique ligado para mais novidades.


FONTE: Phoronix

Comentários