Lançado o Wine Staging 2.0 com melhor suporte para Vulkan, DX11 e muito mais


Se você é daqueles que preferem sempre a última versão do Wine Staging instalada, com os seus diversos patches experimentais, o que garante acesso antecipado à novos recursos, temos uma boa notícia para você. Já está disponível o Wine Staging 2.0, que chega trazendo diversas novidades, principalmente para os usuários interessados no suporte oferecido pelo software para as APIs Vulkan e DX11.

Com base no Wine 2.0, a nova versão do software conta com suporte para vários novos formatos de imagens no windowscodecs, melhoria da emulação de contextos de renderizações adiadas, correção para janelas em camadas semitransparentes e diversas correções de bugs, bem como as várias outras melhorias adicionadas ainda nas versões RCs.

No entanto, o principal destaque mesmo fica por conta do melhor suporte para as APIs Vulkan e DX11. Segundo os desenvolvedores, alguns jogos em DirectX 11 são totalmente jogáveis e que a implementação do Direct3D 11 não está "completamente inutilizável". Para provar o que estão falando, a equipe por traz do Wine Staging separou uma pequena lista com os games testados, que você confere clicando aqui.

"Existem muitos recursos ainda faltando na implementação do D3D11, mas felizmente nem todos os aplicativos dependem deles. Como você pode ver abaixo, é possível rodar até mesmo alguns jogos AAA. Para aplicações e jogos que usam Direct3D, seus resultados podem ser diferentes dependendo do seu hardware e driver gráfico. Eu usei uma Geforce GTX 660 com o driver proprietário da NVIDIA para testes", explica Michael Müller, do projeto Wine Staging.

"Esta não é exatamente a melhor placa para jogos, mas eu geralmente utilizo jogos no Wine apenas para corrigir bugs e raramente jogo. Vale ressaltar também que não é uma boa ideia habilitar o CSMT para jogos Direct3D 11 - o patchset foi originalmente escrito para versões mais antigas do Direct3D e vários recursos ainda não são totalmente compatíveis", concluiu.

Entre os jogos e aplicações testada pelo desenvolvedor Michael Müller, estão DOOM (2016 - Vulkan), Hitman: Absolution (DX11), UNIGINE: Heaven (DX11), Tomb Raider (2013 - DX11), Shantae and the Pirate's Curse (DX11), Need For Speed Most Wanted (2012), Steam, Uplay, Origin e GOG Galaxy.

Mais detalhes sobre os resultados dos testes envolvendo games e programas no Wine Staging 2.0, você confere clicando aqui. Caso você esteja curioso e queira experimentar o Wine Staging 2.0, é possível encontrar instruções de instalação para a sua distribuição Linux através deste link.


FONTE: Wine Staging[1]  [2]

COMENTÁRIOS