Mesa 17.0 é adiado para que os processadores Intel Ivy Bridge tenham suporte ao OpenGL 4.0


O Mesa 17.0, anteriormente conhecido como Mesa 13.1, deveria ter ganhado sua primeira versão RC (Release Candidate) no finalzinho da última semana, mais precisamente no dia 13 de janeiro, mas o lançamento teve que ser adiado, porém, felizmente, por uma boa causa. É que os desenvolvedores da Intel, juntamente com a Igalia, estão trabalhando duro para implementar o suporte ao OpenGL 4.0 em processadores baseados na microarquitetura Ivy Bridge, a terceira geração dos chips iX (i3, i5 e i7).

"Como alguns de vocês já devem saber, os desenvolvedores da Intel e Igalia estão trabalhando duro para levar ao hardware Gen7 da Intel o suporte ao OpenGL 4.0+. Com os dispositivos Haswell suportando o OpenGL 4.5 desde de ontem, agora é a vez de Ivy Bridge de suportar o OpenGL 4.0", diz Emil Velikov, gerente de lançamentos do Mesa.

"No caso de você não estar familiarizado com o trabalho acima, o driver Intel para Linux fornecerá a mesma funcionalidade [ou até mais] das respectivas versões para Windows e Android, em toda a placa. Este é um marco muito grande, que não devemos deixar de mencionar!", afirma Emil Velikov.

Como bem lembra Emil Velikov, os usuários da 4ª geração de processadores da Intel (Haswell) e que fazem uso dos gráficos integrados, claro, poderão usufruir dos recursos do OpenGL 4.5, juntamente com suporte ao OpenGL 4.5 presente desde o Mesa 13.0 para chips Broadwell e mais recentes.

Mesa 17.0 só deve ser lançado oficialmente em fevereiro. Mas, até lá, fique ligado para mais novidades.


FONTE: Phoronix[1]  [2]

COMENTÁRIOS