Conheça o Stacer, ferramenta criada especialmente para você otimizar o seu Ubuntu


Stacer é uma ferramenta simples, rápida e open source criada especialmente para os usuários do Ubuntu que buscam maneiras de otimizar o seu sistema operacional. Com ele, você vai poder obter informações sobre o uso de recursos do sistema, caches de aplicativos, a possibilidade de desinstalar aplicações indesejadas e, até mesmo, parar e iniciar os processos do sistema que são executados em background.

Ao abrir o aplicativo, a primeira tela que você verá é a "Dashboard". Aqui fica uma visão geral sobre o uso dos recursos do sistema, o que inclui o uso da CPU, memória RAM e o espaço livre e usado no HD. A seção Download e Upload também fornecem estatísticas em tempo real sobre o uso da rede.


Já em "System Cleaner", permite que você limpe o cache dos aplicativos instalados, mas, antes, lista tudo o que pode ser excluído. Entre as sessões disponíveis, estão: Apt Cache, Crash Reports, System Logs e App Cache(s).

Contudo, vale ressaltar que você deve ter cuidado com a opção "App Cache(s)", pois, dependendo do aplicativo, isso pode afetar o desempenho ou o tempo de carregamento. Para escanear o sistema atrás de arquivos para excluir, basta clicar em "System Scan". Após selecionar o que você deseja limpar do seu sistema, basta clicar no botão "Clean".


Em "Startup Apps", você poderá conferir quais arquivos estão no diretório ~/.confg/autostart, ou seja, quais softwares estão iniciando junto com a sua conta quando você faz login no sistema (e não na inicialização do sistema).

É importante ressaltar também que você deve ter cuidado ao escolher quais aplicações não serão iniciadas junto com o sistema. Isso porque você pode desabilitar coisas como o KDE Connect ou o gerenciador de rede, por exemplo.


O "System Services" pode ser usado para ativar ou desativar serviços em execução no background da sessão. É possível gerenciar serviços importantes do sistema, como bluetooth, recursos de rede, systemd e muito mais. No entanto, caso você não saiba o que está fazendo, é bom que não faça alterações nesta seção.


Por último, a seção "Uninstaller" pode auxiliar você a desinstalar aquela aplicação que você não quer ver nem "pintada de outro". Mas tenha cuidado, os pacotes listados são bastante abrangentes e incluem aplicativos e componentes essenciais do sistema. Para facilitar ainda mais a sua vida, está disponível também uma busca para você filtrar o app que procura.


Um fato interessante sobre o Stacer é que ele pede a senha root ao iniciar. Contudo, você pode digitar qualquer coisa no lugar da senha, porém, algumas funcionalidades não devem funcionar, como a desinstalação de apps. Isso pode ser útil quando ainda se estar aprendendo a utilizar a aplicação.

Infelizmente, os desenvolvedores do Stacer só oferecem suporte inicial para o Ubuntu, mas não parece muito arriscado afirma que a ferramenta pode funcionar sem muitos problemas em outras distros baseadas no Ubuntu. Você pode fazer download do Stacer clicando aqui.

FONTE: OMG! Ubuntu!

COMENTÁRIOS