Já é possível instalar aplicativos Snap no Ubuntu 14.04 LTS


Se você é daqueles que ainda prefere o Ubuntu 14.04 LTS, temos uma boa notícia para você: o sistema operacional agora possui suporte oficial para aplicativos Snap (Snappy). De acordo com Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, o trabalho envolvido para obter o framework Snapd rodando no Ubuntu 14.04 "também ajudará a habilitar o software em distros que não fazem uso do systemd".

"A equipe tem o prazer de anunciar que, após extensos testes no [repositório] proposed, o snapd está oficialmente disponível no arquivo de atualizações do Trusty Tahr. Se você estiver executando um sistema 14.04, nós encorajamos você faço o teste e informe sobre quaisquer problemas. Obrigado a todos os envolvidos em fazer isso acontecer", diz Jamie Bennett, da Canonical.

Habilitando e instalando apps Snap

Para habilitar o suporte aos pacotes Snap no Ubuntu 14.04 LTS, será necessário executar o seguinte comando no Terminal, já que não é possível instalar o Snapd através da loja de aplicativos:
sudo apt-get update && sudo apt-get install snapd -y
Quando a instalação estiver concluída, reinicie a máquina. Agora, você tanto pode instalar pacotes Snap via comando no Terminal ou pesquisar os pacotes da loja online uappexplorer.com. Veja abaixo alguns comandos básicos para gerenciar aplicações Snap através do Terminal:
  • Pesquisar por nome de aplicativo: snap find nome-do-app
  • Instalar aplicativo Snap: snap install nome-do-app
  • Remover aplicativo Snap: snap remove nome-do-app
  • Atualizar um aplicativo Snap: snap refresh nome-do-app
  • Lista com todos os apps Snap instalados: snap list

FONTE: OMG! Ubuntu! | Ubuntu

COMENTÁRIOS