Lançada a Vulkan 1.0.42 com novas extensões para multi-GPU e VR


Foi lançada hoje, 27 de fevereiro, a Vulkan 1.0.42 que chega trazendo as novas extensões usadas pela Valve para o SteamVR no Linux, suporte para vários dispositivos (multi-GPU), melhorias para renderização sincronizada, suporte para memória externa, segmentação de superfícies nativas do iOS e macOS para processamento do Metal, da Apple, e muito mais.

Entre as novas extensões da API que merecem destaque, estão:

- VK_KHX_device_group: Permite usar um dispositivo lógico que consiste de vários dispositivos físicos.
VK_KHX_device_group_creation: Permite enumerar grupos de dispositivos físicos e criar um dispositivo lógico a partir de um subconjunto desses grupos. Por exemplo, ambas as extensões VK_KHX_device_group_creation e VK_KHX_device_group ajudam no suporte de renderização Vulkan em cenários de multi-GPU.
VK_KHX_win32_keyed_mutex: Ajuda numa melhor interoperabilidade com objetos de memória D3D11.
VK_MVK_ios_surface: Permite interagir com o tipo de superfície nativa do iOS, permitindo renderizar a API Metal, da Apple.
VK_MVK_macos_surface: Esta extensão permite a renderização com o tipo de superfície nativa do macOS e assim a renderização pode ser feita na API Metal, da Apple, a partir do macOS.
VK_NV_clip_space_w_scaling: Esta extensão é para a realidade virtual e permite renderizar cenas de VR em uma resolução não-uniforme.
VK_NV_geometry_shader_passthrough: Melhora o suporte ao "geometry shader" no SPIR-V.

Existem também algumas pequenas alterações para OpenGL/GLSL:

GL_EXT_device_group: Esta extensão OpenGL é usada para adicionar uma variável de entrada interna que contém o índice do dispositivo.
GL_EXT_multiview: Adiciona algumas alterações e melhorias para o GLSL.

O "KHX" destaca as extensões experimentais, enquanto que as outras são criadas pelo fornecedor, por exemplo NV para NVIDIA. Estas novas extensões podem ser apresentadas ainda esta semana na Game Developers Conference (GDC 2017).

Vulkan 1.0.42 certamente é uma atualização importante e todas as suas novidades devem chegar em breve nos drivers open source RADV (AMD) e ANV (Intel), o que deve garantir suporte ao SteamVR sem a necessidade de adicionar ao sistema operacional patchs experimentais.

A NVIDIA já liberou seus novos drivers beta Vulkan com suporte para as novas extensões. As notas de lançamento da Vulkan 1.0.42 podem ser conferidas clicando aqui.


FONTE: Phoronix

Comentários