Lançado o drive NVIDIA 378.13; a primeira versão estável da série


Foi lançado na última terça-feira (14) o driver NVIDIA 378.13 trazendo suporte para GPUs Quadro com microarquitetura Pascal P400, P600, P1000, P2000, P3000, P4000 e GP100, bem como a M1200 e M2200. Esta também é a primeira versão estável da série 378.xx, que atualiza o painel de configurações (nvidia-settings), permitindo a exibição de configurações PRIME.

Além disso, o novo driver proprietário também traz suporte para a extensão ARB_parallel_shader_compile para permitir a compilação multi-threaded de shaders GLSL, a adição de uma nova Infraestrutura para o driver NVIDIA EGL para permitir o carregamento de bibliotecas EGL de plataformas externas que adicionam suporte ao lado do cliente para novos sistemas de janelas, além da já existente biblioteca libnvidia-egl-wayland.so.1 e as otimizações de thread para o OpenGL são habitas por padrão.

Há também algumas melhorias para a API Vulkan, como a adição das extensões VK_KHR_display e VK_KHR_display_swapchain, correção para o PRIME Sync, que não funcionava em notebooks com GPUs GeForce GTX 4xx e 5xx e o sistema agora não irá travar quando voltar da suspensão em determinados modelos de GPUs ou com vários monitores DisplayPort.

Claro, há muitas outras novidades que você pode conferir diretamente no anúncio oficial, clicando aqui. Na página, você vai encontrar também o link para download e todos os modelos de placas suportados pelo novo NVIDIA 378.13.


FONTE: Phoronix | NVIDIA

COMENTÁRIOS