LibreOffice 5.3 chega com nova opção de interface gráfica, versão online e novo mecanismo de layout de texto


Foi lançada hoje, 1 de fevereiro, a versão final do LibreOffice 5.3, que estava em desenvolvimento desde outubro do ano passado. De acordo com a organização sem fins lucrativos The Document Foundation, a suíte de escritório gratuita "oferece uma introdução a novos recursos, como online, com edição colaborativa, o que aumenta o posicionamento competitivo da aplicação e, ao mesmo tempo, fornece melhorias adicionais, para tornar o programa mais confiável e fácil de usar".

Entre os destaques, está o novo mecanismo de layout de texto multiplataforma que usa o HarfBuzz para um layout de texto consistente em todas as plataformas, com vantagens significativas entre idiomas e alfabetos, o menu Ajuda foi revisado, com novos links rápidos para guias de usuário e fóruns de suporte da comunidade, garantindo uma melhor experiência do usuário e a adição de melhorias para filtros de importação e exportação para novos e antigos documentos do MS Office.

O processador de texto Writer agora suporta estilos de tabela, para aplicar a formatação a uma tabela que é preservada quando se faz edições a ele, foi adicionado um novo Page Deck na barra lateral, permitindo ao usuário personalizar rapidamente as configurações da página sem ter que passar por uma caixa de diálogo separada e um novo "Go to Page Box" torna possível saltar para outra página no documento com apenas algumas teclas.

Já o editor de planilhas Calc, agora fornece um novo conjunto de estilos de célula padrão, com maior variedade e melhores nomes do que em versões anteriores, "Ativar wildcards em fórmulas" agora é a opção padrão em instalações recentes, em vez de expressões regulares, para melhorar a compatibilidade com outros softwares de planilha e uma nova caixa de entrada de texto permite que o usuário restrinja as funções que ele está procurando, simplificando as buscas.

Além disso, o Impress, editor de apresentações, agora inicia com um seletor de modelos, para agilizar a preparação do programa para o usuário e um novo Deck de Propriedades de Slide agora está disponível na barra lateral.

LibreOffice Online

Com a chegada do LibreOffice 5.3, vem também o primeiro lançamento do código fonte do LibreOffice Online, uma suíte de de escritório em nuvem que fornece edição colaborativa básica de documentos em um navegador, isso sem deixar de fazer uso do "core engine" do LibreOffice. Segundo a The Document Foundation, a fidelidade de renderização é excelente e a interoperabilidade coincide com a do LibreOffice tradicional.

O LibreOffice Online foi criado para rodar em servidores e deve ser instalado e configurado adicionando um armazenamento em nuvem e um certificado SSL, que não estão incluídos na solução. Pode ser considerada uma tecnologia para a nuvem pública de ISPs ou a nuvem privada de empresas e grandes organizações.

As builds do último código fonte estão disponíveis como imagens Docker e podem ser encontradas através deste link.

Nova opção de interface gráfica

Entre as diversas novidades trazidas pela nova versão da suíte de escritório, está a interface gráfica experimental Notebookbar, que oferece outra opção para os usuários. A novidade provavelmente irá agradar diversos usuários, já que oferece três estilos diferentes. Para entender melhor do que estamos falando, confira as imagens abaixo:

Estilo tradicional do LibreOffice.

Estilo com uma única barra de ferramentas.

Barra lateral juntamente com uma única barra de ferramentas.

Claro, existem muitas outras novidades, que você confere nas notas de lançamento oficiais, clicando aqui. O LibreOffice 5.3 já pode ser baixado através do site oficial do desenvolvedor.


FONTE: The Document Foundation

COMENTÁRIOS