Segundo site, HITMAN roda surpreendentemente bem com placas AMD no Linux


Na semana passa, os jogadores Linux ganharam mais um grande jogo AAA, portado para o sistema do pinguim pela famosa Feral Interactive. Estamos falando de HITMAN: The Complete First Season, que chegou trazendo também suporte oficial para placas AMD através do driver open source onde, graças as novas versões do Mesa, que atualmente está na versão 17, já é possível rodar títulos que exigem muito da máquina com GPUs "vermelhinhas" mais modernas.

Enquanto os requisitos de sistema pedem no mínimo uma Radeon R9 270X e recomenda que o jogador tenha em mãos uma Radeon R9 290, o Phoronix realizou seus teste nas placas Radeon RX 480 e Radeon R9 Fury. De acordo com o site, diferente do que muitos poderiam imaginar, "HITMAN roda surpreendentemente bem" com placas AMD no Linux.

"Infelizmente eu não era capaz de obter qualquer modo de referência trabalhando ainda, então eu fiz alguns minutos de "jogabilidade" para ver como a RX 480 e R9 Fury estavam rodando [o jogo]... Isso foi em uma máquina com [processador] Kabylake executando o Ubuntu 16.10 com o kernel Linux 4.10 e Mesa 17.1-dev", diz Michael Larabel, do Phoronix. "Fiquei um pouco surpreso que [o jogo] rodou sem nem um engasgo e os gráficos de HITMAN renderizados pelo RadeonSI estavam muito bons, pelo menos com a minha limitado jogatina."


Além disso, ao rodar o jogo com a resolução 4K com a Radeon R9 Fury, Michael Larabel revela que não teve problemas com engasgos no game, embora com as configurações de gráficos no médio. No entanto, ao maximizar as configurações visuais, o jogo começou a gaguejar em 4K, porém, ainda era jogável.

"Com a RX 480 foi uma história semelhante, embora eu não recomendaria em 4K ou pelo menos não com as configurações de gráficos alta. No tempo gasto, eu não me deparei com problemas de renderização com a RX 480 ou com a R9 Fury no Mesa 17.1-dev", explica Michael Larabel.

Em seu artigo, Michael Larabel ainda destaca que, embora a Feral Interactive recomende no mínimo o Mesa 13.0.3, o ideal é usar o recém-lançado Mesa 17.0 ou a versão de desenvolvimento, Mesa 17.1-devel, para melhor desempenho.

Está é uma ótima notícia para os donos de placas da AMD. A cada nova versão, Mesa vem evoluindo rapidamente, especialmente quando a própria Feral Interactive vem contribuído com o desenvolvimento. Outra empresa que também vem ajudando no desenvolvimento da biblioteca de gráficos 3D, porém, com o foco nos drivers open source para GPUs AMD para melhorar o suporte à tecnologia VR, é a Valve.


FONTE: Phoronix

Comentários