Ubuntu Touch: lançada a atualização OTA-15 trazendo mais correções


Já está disponível para os usuários do Ubuntu Touch a atualização OTA-15 trazendo principalmente correções de bugs e atualizações de segurança, bem como melhorias para o navegador web relacionadas com páginas que fazem uso do protocolo HTTPS. Contudo, não há grande novidades, como a adição de novos recursos, algo que só deverá acontecer no futuro com a chega do novo core do sistema operacional móvel.

"[Nós] iniciamos os procedimentos de atualização faseada como em cada versão. Isso deve levar menos de um dia e todos os usuários devem ver a atualização em seus dispositivos amanhã, de tarde", diz Lukasz Zemczak, da Canonical. "Esta é uma atualização apenas de correção de bug e de segurança, na verdade, apenas incluindo as alterações para [a web engine] oxide e do web browser. Os próximos OTAs futuros provavelmente serão muito semelhantes, concentrando-se apenas em questões críticas de segurança - até que o ubuntu-personal entre no mundo do touch com os seus snaps."

Ubuntu Personal, o futuro

Atualmente, o Ubuntu Touch é baseado no Ubuntu 15.04 (Vivid Vervet), que usa a estrutura de pacotes 'Click' e está disponível já pré-instalado em todos os smartphones e tablets lançados até o momento. No entanto, “Ubuntu Personal”, baseado no Ubuntu 16.04 e que usa a estrutura de pacotes Snap, é o nome oficial dada a versão sucessora do sistema que conhecemos hoje (popularmente conhecido como Ubuntu Touch).

Ao que tudo indica, a maioria dos primeiros dispositivos com Ubuntu Touch, incluindo o BQ E4.5 e Meizu MX4, provavelmente não suportam o Ubuntu Personal (ou melhor, o Ubuntu Personal provavelmente não os suportará!). O tablet BQ M10 Ubuntu Edition para ser a única exceção, onde imagens em fase Alpha estão disponíveis para os usuários que querem se aventurar em um sistema operacional ainda em desenvolvimento.


FONTE: OMG! Ubuntu! | Launchpad

Comentários